Motor

Etios melhora resultado em crash test e passa a ser o mais seguro de seu segmento

O Etios, que começou com vendas tímidas após seu lançamento, consolidou-se no País como uma boa opção ao cliente
Toyota Etios melhora resultado em crash test
Com novo resultado, de acordo com protocolo mais atual, Toyota Etios torna-se o mais seguro de sua categoria. Crédito da foto: Divulgação

O Toyota Etios, modelo compacto de entrada da marca japonesa fabricado em Sorocaba, foi submetido à nova série de crash tests da Latin NCAP, braço do programa Global NCAP para a América Latina e responsável por realizar testes de segurança em automóveis comercializados no continente.

Na última bateria de testes de colisão com modelos nas carrocerias hatch e sedã, realizados sob o protocolo Latin NCAP atual com padrões de segurança ainda mais rigorosos, ampliou a nota de proteção para crianças, passando de duas para quatro estrelas (de cinco possíveis) e renovou a certificação de quatro estrelas (também de cinco possíveis) para adultos. Com esse resultado, o Etios passa a ser o carro mais seguro em seu segmento.

Leia mais  Honda e Toyota vão mudar a cara dos seus campeões de venda no Brasil

 

A nova nota de segurança para crianças foi possível devido à orientação da Toyota de instalação de cadeirinhas voltadas para trás. Quando instaladas nessa posição, utilizando ancoragem ISOFIX e sistema que minimiza a rotação da mesma, as cadeirinhas proporcionam proteção ideal para a cabeça e tórax da criança em casos de colisão frontal/lateral.

Para reforçar o quesito segurança, desde o lançamento da linha 2019, todas as versões do Etios contam com Controle de Estabilidade (VSC), Controle de Tração (TRC), Assistente de Subida em Rampa (HAC), airbag frontal duplo, sistema de frenagem com ABS e EBD, e carroceria com deformação progressiva.

A família Etios está hoje disponível no mercado brasileiro nas versões hatch X e X Plus, com motorização de 1.3L e 1.5L, respectivamente, e sedã X e X Plus, ambas com motorização 1.5L, com transmissão manual de seis velocidades, ou automática de quatro velocidades.

Trajetória de sucesso

Toyota Etios melhora resultado em crash test
O carro foi submetido a teste este mês e ganhou mais uma estrela no quesito proteção infantil do Latin NCAP. Crédito da foto: Divulgação

Presente no mercado nacional desde 2012, o Etios supera 568 mil unidades produzidas nacionalmente na unidade de Sorocaba. Deste total, cerca de 70% foi destinado ao mercado interno e o restante direcionado para exportação. Hoje, o Etios fabricado no Brasil é exportado para a Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru, Costa Rica e Honduras.

Leia mais  Toyota mostra novo Corolla com tecnologia híbrida

 

O Etios, que começou com vendas tímidas após seu lançamento, consolidou-se no País como uma boa opção ao cliente que quer ter um Toyota e valoriza ao máximo a relação custo-benefício. Hoje, o compacto está na lista de carros que menos perdem valor no Brasil, independentemente de sua categoria, com desvalorização de 9,2% para a configuração hatch e 9,5% para a carroceria sedã.  (Da Redação)

Comentários