Motor

Renault Duster tem visual renovado e ganha tecnologia

Saem de linha versões com motor 2.0 e com tração 4X4
Renault Duster tem visual renovado e ganha tecnologia
O desenho do utilitário esportivo mudou sutilmente, mas o visual de veículo robusto permanece na linha 2021. Crédito da foto: Divulgação

Chega ao mercado o Renault Duster 2021. O SUV ganhou desenho totalmente novo por fora e por dentro. Segundo o fabricante, todas as peças que formam a parte externa do modelo são novas, mas as mudanças estéticas foram conservadoras, talvez para manter a personalidade do modelo.

Com isso, só quem conhece muito bem o SUV vai perceber a diferença entre a versão antiga e a nova do Duster. O SUV agora passa a ser fabricado somente com o motor 1.6l SCe que atinge a potência máxima de 120 cv e torque de 16,2 kgfm. A transmissão pode ser manual ou automática CVT.

Saiu de linha o veículo com motor 2.0 e a versão com tração 4X4. A novidade é que o modelo ganha o sistema Start & Stop. O câmbio CVT X-Tronic reproduz virtualmente seis marchas e oferece a possibilidade de troca manual na alavanca de câmbio.

Leia mais  Duster se reinventa sem alterar preços

 

Ao posicionar a manopla à esquerda e ele assume o controle da mudança das marchas. A combinação motor 1.6l com câmbio CVT, entretanto, deixa o carro com pouca disposição, principalmente nas arrancadas e retomadas.

Mudanças

A principal alteração na carroceria foi a mudança do ângulo da coluna “A”, aquela do para-brisa, e a partir daí o desenho do novo modelo foi sendo adaptado, o que inclui altura do teto, inclinação do vidro dianteiro e do capô, entre outras alterações.

Se a ideia era manter o carro com linhas musculosas, para transmitir robustez, as mudanças funcionaram. Os faróis apresentam a assinatura luminosa característica da marca com luzes diurnas de LED em formato de “C”. Com a redução do ângulo do para-brisa, aumentou a linha da cintura e diminuiu a área envidraçada. O modelo recebeu novas portas, com linhas que fortalecem o visual do produto que também ganhou novas rodas.

Renault Duster tem visual renovado e ganha tecnologia
O Duster tem boa altura em relação ao solo: 23,7 cm. Crédito da foto: Divulgação

Entre as novidades na parte traseira estão: tampa do porta-malas, para-choque e lanternas de LED. De acordo com o fabricante, o modelo apresenta um aumento de 12,5% em sua rigidez torcional em comparação ao modelo anterior. O Duster 2021 ganhou também o alerta de ponto cego, que acende uma luz nos retrovisores externos quando um veículo se encontra na zona cega do motorista.

O carro traz sensores de estacionamento e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP), freios ABS com auxílio à frenagem de urgência (AFU) e assistente de partida em rampa (HSA), que mantém o veículo parado até dois segundos após a liberação dos freios em subidas. Há ainda dois pontos de Isofix para fixação de cadeirinhas infantis.

O painel foi completamente redesenhado, apresentando um novo console central, com novas saídas de ar e painel de instrumentos. Mas o revestimento em plástico duro e áspero é pobre. A nova central multimídia Easy Link, com tela de 8 polegadas, traz mais tecnologia e conectividade ao condutor.

Leia mais  Renault Duster tem visual renovado e ganha tecnologia

 

Renault Duster tem visual renovado e ganha tecnologia
O Duster não é vendido mais com tração nas quatro rodas. Crédito da foto: Divulgação

Preços e versões

O novo Duster 2021 chega ao mercado em quatro versões:

Zen (R$ 71.790) Barras de teto na cor preta, direção elétrica, ar-condicionado manual, faróis com assinatura LED, airbags dianteiros, ABS com AFU, ESP, HSA, cinto de segurança de três pontos em todas as posições, dois Isofix no banco traseiro, vidro elétrico nas quatro portas, Stop & Start, trava elétrica com fechamento automático (CAR), banco do motorista com regulagem de altura, luz de cortesia traseira, banco traseiro rebatível bipartido, alarme perimétrico, tomada 12V traseira, rodas de aço 16”, rádio 2DIN, quatro alto-falantes e chave canivete. Opcionais: Multimídia Easy Link, faróis de neblina e rodas de liga leve 16”.

Renault Duster tem visual renovado e ganha tecnologia
Lanternas traseiras polêmicas, lembram a de um concorrente. Crédito da foto: Divulgação

Zen CVT X-TRONIC (R$ 77.790) Todos os itens da versão Zen + câmbio CVT X-Tronic e ponteira do escapamento cromada. Opcionais: Multimídia Easy Link, faróis de neblina, rodas de liga-leve 16”.

Intense CVT X-TRONIC (R$ 83.490) Todos os itens da versão Zen CVT- X-TRONIC + grade dianteira cromada, maçanetas na cor da carroceria?, barras de teto cromadas, aplique prateado nos para-choques, faróis de neblina, retrovisor externo elétrico cromado, rodas de liga leve 16”, vidros elétricos com função um toque, indicador de temperatura externa, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, espelhos nos dois para-sóis, volante em couro, sistema multimídia Easy Link, sensor de estacionamento traseiro com câmera , ar-condicionado automático e controlador e limitador de velocidade. Opcional: banco em couro.

Renault Duster tem visual renovado e ganha tecnologia
As mudanças deixaram o interior do veículo mais bonito. Crédito da foto: Divulgação

Iconic CVT X-TRONIC (R$ 87.490) Todos os itens da versão Intense – CVT X-TRONIC + sistema Multiview com quatro câmeras, alerta de ponto cego, sensor de luminosidade, chave cartão hands free, rodas de liga leve 17” diamantadas e apoio de braço, mas só para o motorista.

Leia mais  Linha 2020 do Renault Sandero, Logan e Stepway chega com design renovado

 

Uma versão especial para o público PCDm chamada Life PCD, ainda não tem preço definido. (Adalberto Vieira)

Ficha Técnica – Renault Duster 2021

Renault Duster tem visual renovado e ganha tecnologia
Há muito plástico duro e desagradável ao tato. Crédito da foto: Divulgação

Motor: 4 cilindros em linha, 16 válvulas, flex, 1.598 cm3
Potência: 118 cv (gasolina) a 5.500 rpm / 120 cv (etanol) a 5.500 rpm
Torque: 16,2 kgfm a 4.000 rpm com os dois combustíveis
Câmbio: manual de 5 velocidades ou CVT
Suspensão dianteira: McPherson, triângulos inferiores, amortecedores telescópicos e molas helicoidais; suspensão traseira: barra de torção com barra estabilizadora, amortecedores telescópicos e molas helicoidais
Rodas e pneus: 215/65 R16 ou 215/60 R17 (versão Iconic)
Freios: discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Dimensões – comprimento: 4,376 m; entre-eixos: 2,673 m; altura: 1,693 m; largura: 1,832 m. Altura livre do solo: 23,7 cm
Ângulo de entrada 30º; ângulo de saída 34,5º
Peso: 1255 kg a 1279 kg
Porta-malas: 475 litros. Capacidade do tanque: 50 litros

Comentários