Motor

Ranger Storm, uma picape com sede de aventura

A nova versão da Ford Ranger foi lançada esta semana
Ranger Storm, uma picape com sede de aventura
A Storm foi desenvolvida para atender o segmento de esportes radicais e aventura. Crédito da foto: Divulgação

A Ford fez uma apresentação on-line para os jornalistas brasileiros de seu novo produto: a picape Ranger Storm, voltada para o segmento de esportes radicais e aventura. A nova versão da picape fabricada na Argentina se destaca pelo desempenho, estilo e equipamentos exclusivos. Os brasileiros já viram a Storm quando ela foi apresentada como conceito no estande da Ford no último Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.

A grade dianteira com o nome Storm em destaque é a assinatura da nova picape, personalizada também com faixas no capô e nas laterais, alargadores de paralamas, estribos, rodas e santantônio exclusivo, todos na cor preta, com foco na esportividade. As lanternas traseiras com lentes escurecidas são emprestadas da série especial global Wildtrak. Ela conta ainda com dois acessórios especiais snorkel e capota marítima que como oferta de lançamento serão dados como cortesia aos 60 primeiros compradores da picape.

A Ranger Storm vem equipada com tração 4×4, transmissão automática, diferencial traseiro blocante e motor Duratorq 3.2 turbodiesel de cinco cilindros das versões de topo XLT e Limited, que garante fôlego extra para encarar qualquer aventura, com potência de 200 cv e torque de 47,9 kgfm.

Leia mais  Alaskan e Landtrek agitam mercado de picapes médias

Outro grande diferencial são os pneus todo-terreno Scorpion AT Plus veja o vídeo. Desenvolvidos especialmente para a picape em parceria com a Pirelli, eles oferecem o máximo desempenho e durabilidade dentro da proposta de uso 60% fora de estrada e 40% em estrada. Resultado de um projeto de um ano, eles foram feitos sob medida, com mais de 90 parâmetros personalizados, para entregar o melhor desempenho tanto na terra, lama, água, cascalho e pedra como no asfalto, com grande equilíbrio entre performance e conforto.

Robusta e equipada

Ranger Storm, uma picape com sede de aventura
Ainda como conceito, a Storm esteve no Salão do Automóvel de São Paulo.

A Ford Ranger é reconhecida pela sua capacidade off-road e a versão Storm leva esse desempenho a um nível ainda maior. O alto torque do motor, a eficiente tração 4×4, o diferencial traseiro blocante e os novos pneus permitem transpor com facilidade todo tipo de terreno veja o vídeo.

Para isso contribui, também, o conjunto mais completo de recursos de dirigibilidade e segurança. Ela vem com o sistema AdvanceTrac, composto por controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, controle automático de descida, controle de oscilação de reboque, assistência de frenagem de emergência e luzes de emergência em frenagens bruscas, além de sistema anticapotamento e controle adaptativo de carga, exclusivos no segmento.

Como toda a linha 2020, o novo modelo tem um ajuste de suspensão que melhora a dirigibilidade e o conforto tanto no asfalto como fora de estrada. E a caçamba conta com um sistema de assistência que facilita a abertura e fechamento da tampa.

Leia mais  Declínio do pedal de embreagem

Com preço de R$150.990, a Ranger Storm chega para ocupar um novo espaço entre as versões intermediárias e topo da linha, ampliando o leque de consumidores. Sua lista de equipamentos inclui ainda direção elétrica, ar-condicionado digital de duas zonas, central multimídia SYNC 3 com tela de 8 polegadas, painel configurável com duas telas de 4,2 polegadas, faróis de neblina, sete airbags, câmera de ré e rodas de liga leve de 17 polegadas.

Segundo Fabrizzia Borsari, gerente de marca da Plataforma Ranger da Ford, a Ranger Storm oferece tudo o que o cliente fã de aventura quer e precisa: uma picape off-road de verdade, com plataforma robusta, motor potente, tração 4×4, visual personalizado e preço atraente.

A nova picape tem cinco anos de garantia. As três primeiras revisões, com preço fixo, somam R$2.747, e o Programa Seguros Ford oferece uma apólice calculada em 3,1% do valor do veículo. Ela é disponível em sete cores: as sólidas vermelho Bari e branco Ártico, a metálica prata Geada e as perolizadas azul Belize, vermelho Toscana, cinza Moscou e preto Gales, sempre combinadas com acessórios na cor preta.

Desenvolvimento especial

Ranger Storm, uma picape com sede de aventura
A Storm tem tração 4X4, câmbio automático e diferencial traseiro blocante

A Ranger Storm foi desenvolvida no Brasil, atendendo todos os rígidos controles de qualidade da marca líder mundial em picapes. Seu projeto incluiu também testes nos EUA, Tailândia e Austrália para garantir o desempenho e durabilidade de todos os seus componentes.

Leia mais  Ford apresenta Ranger Thunder

“A Ranger 2020 trouxe vários avanços e os novos componentes da Storm foram desenvolvidos com o mesmo cuidado, com foco na funcionalidade e no estilo para entregar tudo o que os clientes esperam de um produto de classe mundial”, diz Gilmar de Paula, engenheiro-chefe da Plataforma Ranger na América do Sul. (Da Redação, com informações do fabricante)

Comentários