Motor

Polo GTS, o esportivo está de volta

O Carro faz de 0-100 km/h em 8,4 segundos e chega à máxima de 207 km/h
A marca cobra caro pelo modelo: o Polo GTS tem preço inicial de R$ 99.470. Crédito da foto: Divulgação

A Volkswagen está trazendo de volta a legendária sigla GTS com o Polo. sinônimo de esportividade e alto desempenho o Polo GTS está chegando à rede de concessionários com preço salgado: o modelo com motor 1.4 l turbo passa a ser vendido a partir de R$ 99.470.

O Polo é fabricado sobre a já conhecida Estratégia Modular MQB conceito de produção de automóveis que já é por si uma referência em prazer ao dirigir, eficiência e recursos tecnológicos e equipado com o motor 250 TSI (1,4 litro, 150 cv e 250 Nm de torque) e câmbio automático de seis marchas. O Polo GTS nasceu de um conceito inspirado nos lendários modelos dos anos 1980 e 1990 e que fez grande sucesso no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2018.

Performance

O Polo GTS acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos. E sua velocidade máxima supera a marca dos 200 km/h: são 207 km/h. Isso graças ao conjunto mecânico que combina o motor 250 TSI (quatro cilindros e 1,4 litro de cilindrada), com potência de 150 cv (etanol ou gasolina) e 25,5 kgfm de torque também com etanol ou gasolina ao câmbio automático de seis marchas AQ250 (o mesmo do Jetta, mas com acerto mais esportivo).

A Volkswagen quer tornar o Polo GTS em nova referência de carro esportivo nacional, inspirado nos modelos das décadas de 1980 e 1990 que fizeram grande sucesso. Crédito da foto: Divulgação

Parte da família EA211 de motores, o 250 TSI é produzido na fábrica de São Carlos. Aplicado nos modelos Jetta e Tiguan, esse motor possui vários recursos de alta tecnologia para oferecer excelente desempenho, alta durabilidade e baixo consumo de combustível como o duplo circuito de arrefecimento, bloco e cabeçote feitos de alumínio e duplo comando de válvulas variável.

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Detalhes esportivos

Externamente, o Polo GTS traz detalhes exclusivos, como os faróis full LED, que garantem excelente iluminação noturna e têm identidade visual diferenciada. Ligando-os de lado a lado há um filete vermelho, que destaca a esportividade do modelo. A grade do radiador tem formato de “colmeia” e traz o logo GTS.

Crédito da foto: Divulgação

Na lateral, chamam a atenção as rodas de 17 polegadas, diamantadas, com pneus 205/50 R17 perfil que permite ótimo equilíbrio entre conforto de rodagem e estabilidade em curvas. Para isso colabora o acerto mais firme da suspensão, em relação à da versão Highline. Ainda na lateral, o Polo GTS traz as capas dos retrovisores pintadas na cor preto brilhante.

O Polo GTS é oferecido em três cores sólidas e três metálicas. Crédito da foto: Divulgação

Defletor na tampa do porta-malas

Na traseira, o Polo GTS traz defletor na tampa do porta-malas pintado em preto brilhante e a seção inferior do para-choque traseiro exclusiva. As lanternas são de LED, com assinatura noturna diferenciada da versão Highline. Para complementar, a saída de escapamento é dupla.

Na cabine escurecida (teto, bancos e laterais de porta são da cor preta), o grande destaque são os bancos esportivos, mais firmes, que oferecem bom apoio ao corpo em curvas. O apoio de cabeça integrado remete aos bancos utilizados em carros de competição. O revestimento é feito com misto de tecido e couro, trazendo linhas horizontais que fazem referência aos bancos dos modelos da década de 1980 e com a sigla GTS gravada no encosto. O volante é exclusivo, com acabamento de couro e costuras vermelhas e a sigla GTS na base.

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O carro traz uma série de detalhes esportivos e o logo GTS em vários locais. Crédito da foto: Divulgação

Eletrônica sofisticada

O Polo GTS é equipado de série com o painel digital (Active Info Display), que se diferencia pela iluminação vermelha. Outro recurso é o seletor do modo de condução, que altera a personalidade do Polo GTS, afetando inclusive o som do motor o motorista pode escolher entre os modos “normal”, “ecológico”, “esportivo” ou “individual”.

Ainda no campo da eletrônica, o Polo GTS é equipado com o XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial), que faz parte do ESC Controle eletrônico de estabilidade (item de série).

O carro tem cabine escurecida e a versão esportiva traz painel digital com iluminação vermelha. Crédito da foto: Divulgação

O XDS+ melhora o comportamento dinâmico do carro. Esse sistema aumenta a agilidade e diminui a necessidade de movimentação do volante por meio de intervenções seletivas nos freios das rodas internas às curvas nos dois eixos e permitindo uma transferência do torque disponível do motor para as rodas externas.

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O XDS+ funciona com quaisquer condições de aderência do piso. Isso resulta em dirigibilidade precisa, com mais tração e agilidade nas curvas. O ESC do Polo GTS também inclui o sistema de frenagem automática pós-colisão.

A lista de equipamentos de série traz sistema Kessy de acesso ao veículo e partida do motor sem uso da chave, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, start/stop e o sistema de som Discover Media, com tela colorida de 8 polegadas sensível ao toque, navegação, App-Connect e comando por voz.

Também são de série o detector de fadiga, retrovisor interno eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular e piloto automático. O carro está disponível em opções de cores sólidas (Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Tornado) e metálicas (Prata Sirius, Azul Biscay e Cinza Platinum). (Da Redação)

O modelo já está sendo distribuído para os 500 concessionários da marca no país. Crédito da foto: Divulgação

 

Ficha Técnica

Polo GTS

Motor: EA211 1.4 TSI, 4 cilindros em linha, 16V, turbo, flex

Potência: 150 cv de potência a 5.500 rpm

Torque: 25,5 mkgf a 1.500 rpm

Transmissão: câmbio automático de seis marchas

Tração: dianteira

Direção: com assistência elétrica

Preço: de R$ 99.470 e pode chegar a R$ 103.440

Dimensões: comprimento: 4,068 m; altura: 1,468 m; largura 1,751m e entre-eixos – 2,565 m.

Peso em ordem de marcha: 1.230 kg

Capacidade do tanque de combustível: 52 litros

Capacidade porta-malas: 300 litros

 

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