Novo Porsche 911 ganha versão Targa

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O esportivo tem motor boxer de 3 litros e seis cilindros com dois turbos. Crédito da foto: Divulgação

O esportivo tem motor boxer de 3 litros e seis cilindros com dois turbos. Crédito da foto: Divulgação

Os Porsche 911 Targa 4 e Targa 4S estão de volta com um certo sabor retrô. Mas, ao menos no visual, não há muitas surpresas. Como o 911 da geração 992, o esportivo é muito parecido com o conversível da geração 991. Traz aquele intrincado mecanismo de abertura do teto, além da vigia traseira à mostra que tanto chama a atenção.

A Porsche informa que o novo Targa tem “abridores de teto mais poderosos”. Mas o movimento de abrir e fechar leva 19 segundos para ser completado. E o motorista não pode acionar a operação com o carro em movimento porque a enorme tampa traseira ficaria exposta à força do vento. Por segurança, os sensores de estacionamento são acionados automaticamente quando o sistema é ativado com o 911 perto de uma parede, pessoa ou outro carro.

O novo modelo tem motor boxer de 3 litros e seis cilindros com dois turbos. No caso do 911 Targa 4, isso garante 385 cv de potência, aceleração de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos (1 décimo de segundo mais rápido que o anterior) e velocidade máxima de 289 km/h. O Targa 4S conta com 450 cv, vai de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos (ficou 4 décimos de segundo mais rápido) e alcança os 304 km/h.

A abertura do teto é automática, mas só ocorre com o carro parado. Crédito da foto: Divulgação

Nas duas versões o câmbio é automatizado de dupla embreagem e oito marchas. A tração é integral. Para atender os puristas, haverá opção de caixa manual de sete marchas. Por causa da estrutura da capota, os Targa são cerca de 40 kg mais pesados que o 911 Cabriolet.

Pela primeira vez um 911 incorpora o sistema InnoDrive, que inclui controle de velocidade de cruzeiro adaptativo. Graças à função Smartlift aprimorada, é possível programar a distância do carro em relação ao solo para o uso diário.

O novo 911 Targa 4 é muito parecido com o conversível da geração 991. Crédito da foto: Divulgação

Há ainda suspensão magnética e o Porsche Wet. Esse sistema “ouve e interpreta” o barulho da chuva e manda sinais ao motorista para que ele mude os parâmetros de segurança do carro de forma a poder rodar em velocidades elevadas.

A configuração dinâmica do novo 911 Targa 4 inclui pneus 235/40 ZR calçados em rodas de liga leve de 19 polegadas no eixo dianteiro. Atrás os pneus são 295/35 ZR e as rodas têm 20”. Como padrão no 4S, os pneus dianteiros são 245/35 ZR, com rodas de 20”, e os da traseira são 305/30 ZR montados em rodas de 21”. No novo Targa 4, os discos de freio são de 330 milímetros. O novo 4S utiliza peças com 350 mm que, opcionalmente, podem ser de cerâmica. Não há preço definido para o Brasil, mas deverá começar por volta de R$ 700 mil. (Estadão Conteúdo)