Motor

Novo 500 elétrico agora em versão hatch

O carro tem teto solar panorâmico de vidro e novo spoiler, sem abrir mão de sua clássica porta do bagageiro
Após sucesso da versão conversível, Fiat apresenta a segunda edição de lançamento do Novo 500 elétrico: “la Prima”. Crédito da foto: Divulgação

A Fiat iniciou um processo de expansão da linha do Novo 500, iniciado com o conversível “la Prima”, apresentada em março, em Milão. Agora apresentou a versão do hatchback elétrico. Ela combina de forma inteligente a alma “elétrica e sustentável” da terceira geração do modelo com o design inconfundível do símbolo da Fiat, típico dos melhores produtos “Made in Italy”.

Com linhas ainda mais suaves e arredondadas do que a geração anterior, o Novo 500 mantém a sensação alegre do “Cinquino”, um ícone com traços únicos na indústria automotiva global, trazendo uma necessária leveza em contraponto à crescente complexidade de dirigir na cidade.

No momento em que se espera que a mobilidade seja mais sustentável, conectada e autônoma, a terceira geração do Fiat 500 destaca o design e o prazer de dirigir. Semelhante ao que ocorreu no período pós-guerra, quando a primeira geração do Cinquino deu vida à mobilidade em massa, o mesmo ocorre agora com o Novo 500, canalizando a positividade e a alegria de viver para oferecer ao público uma nova dimensão à mobilidade urbana elétrica.

Junto com o sistema de carregamento easyWallbox, o Novo 500 “la Prima” custa 34.900 euros.

As particularidades

O modelo é marcado pelo sofisticado teto solar panorâmico de vidro, que inunda a cabine com luz natural. A traseira dispõe do clássico bagageiro e um novo spoiler, agora ainda mais acentuado, aperfeiçoando a eficiência aerodinâmica. São três cores exclusivas inspiradas nos elementos da natureza: verde oceano (perolado), que lembra o mar; cinza mineral (metálico), remetendo à Terra; e azul celeste, lembrando tons do céu. Todos saem da fábrica com faróis de LED, rodas diamantadas de 17 polegadas, inserções cromadas nos painéis laterais e painel, além de banco com couro ecológico.

A autonomia e o tempo de carregamento são duas questões importantes para os clientes. As baterias de íons de lítio, com capacidade de 42 kWh, oferecem ao Novo 500 um alcance de até 320 km no ciclo WLTP. Para otimizar o tempo de recarga, o Novo 500 possibilita carregamento rápido de apenas 5 minutos para chegar em uma reserva de energia suficiente para percorrer 50 quilômetros. Esse sistema também pode reabastecer a bateria em 80% em apenas 35 minutos. As versões hatch e conversível do Novo 500 incluem o easyWallbox, um sistema de carregamento que pode ser conectado à rede elétrica em casa.

O Novo 500 mantém os traços característicos do modelo. Crédito da foto: Divulgação

O Novo 500 possui três modos de condução: Normal, Range e Sherpa, que podem ser selecionados para combinar com o seu estilo de condução. O modo de condução Sherpa atua em vários componentes para reduzir ao mínimo o consumo e, assim, garantir que o condutor alcance o destino definido no sistema de navegação ou na estação de carregamento mais próxima.
O motor tem potência de 87 kW, proporcionando uma velocidade máxima limitada de 150 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 9,0 segundos, com 0 a 50 em 3,1 segundos.

O carro é equipado com frenagem de emergência automática, câmera traseira de alta resolução, sensores automáticos de luz externa, chamada de emergência e freio de estacionamento eletrônico. Além disso, o Novo 500 vem ao mercado com os mais recentes sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), tornando-o o primeiro carro urbano equipado com direção autônoma de nível 2. Desse modo, a tecnologia de monitoramento de câmera frontal consegue contemplar todas as áreas do carro. Em complemento, o sistema inteligente de controle de cruzeiro adaptativo (iACC) freia ou acelera em resposta a qualquer obstáculo encontrado.

De maneira integrada, o Intelligent Speed Assist lê os limites de velocidade detectáveis e recomenda a sua aplicação, enquanto o Urban Blind Spot usa sensores ultrassônicos para monitorar pontos cegos e avisa se outros veículos estão se aproximando, com uma luz de aviso triangular no espelho retrovisor.

O “la Prima” também vem com o novo sistema de entretenimento UConnect 5 como padrão: tela TFT completa de 7”, navegador com tela sensível ao toque de 10,25”, wireless CarPlay / Android Auto e oferece serviços conectados via UConnect Box e conjunto de serviços UConnect. Em particular, o 500 de terceira geração é o primeiro carro da FCA equipado com o sistema de infotainment UConnect de quinta geração, a plataforma conectada projetada para o futuro, disponível com uma tela de 10,25”. Desenvolvido com a ideia de oferecer uma experiência simples e conveniente para o usuário, a FCA usa o sistema operacional Android Auto fácil, intuitivo e personalizável. (Da Redação)

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