Motor

Nova geração do Hyundai HB20 ganha motor turbo e muita tecnologia

O HB20 ficou maior, ganhou novo desenho e, principalmente, um motor 1.0 flex turbo de três cilindros
Esteticamente, a maior mudança do novo HB20 está na frente, com uma nova e avantajada grade. Crédito da Foto: Divulgação/Hyundai

Sete anos depois de chegar ao mercado brasileiro e se tornar um dos carros mais vendidos do País, o Hyundai HB20 chega à segunda geração. O carro fabricado em Piracicaba ficou maior alguns centímetros (o que melhorou o espaço interno), ganhou novo desenho e, principalmente, um novo motor turbo de três cilindros 1.0 flex com injeção direta de combustível que rende até 120 cv.

Leia mais  Novo Hyundai HB20 chega segunda-feira e sem segredos

 

Esse novo motor tem torque de 17,5 kgfm a 1.500 rpm, o que garante arrancadas vigorosas e retomadas seguras. A Hyundai manteve em linha ainda o motor de três cilindros 1.0l aspirado (80 cv) e o 1.6 l de quatro cilindros também aspirado que entrega até 130 cv de potência com 16,5 kgfm de torque.

O carro na versão hatch chega aos concessionários na primeira quinzena de outubro. O sedã chegará um pouco mais tarde.

Mudanças

Esteticamente a maior mudança do novo modelo está na parte frontal, onde o carro ganhou uma nova e avantajada grade. A lateral também recebeu alterações e a traseira, tanto da versão hatchback como do sedã também mudaram.

A do hatch ficou bastante interessante, mas a do sedã ficou ainda melhor, com lanternas alongadas que entram na tampa do porta-malas e invadem a lateral do veículo. A versão aventureira, a HB20X, também passou por alterações e ganhou uma grande quantidade de adereços de plástico na parte externa, de gosto discutível.

O carro com motor 1.0 hatch tem disponível apenas transmissão manual. Seu preço começa em R$ 46.490 e vai até R$ 53.790, na versão Evolution 1.0. O carro com motor aspirado 1.6 l tem versões com câmbio manual de cinco marchas e automático de seis velocidades.

Seus preços, de acordo com o acabamento, variam de R$ 57.890 a R$ 69.990 (Launch Edition). Com o novo motor 1.0 turbo os preços variam de R$ 67.190 a R$ 77.990. A versão “X” (Cross), que é vendido sempre com motor 1.6 l tem preços que variam de R$ 62.990 a R$ 79.590. As versões atuais do HB20 serão descontinuadas.

O HB20S (sedã) passa a ser vendido com três motorizações: 1.0l aspirado, 1.6l e 1.0 turbo, com duas opções de transmissão para estas duas últimas motorizações: manual ou automática de seis marchas. Seus preços variam de R$ 55.390 (Vision 1.0) a R$ 81.290 (Diamond Plus 1.0 TGDI).

Evolução

O motor 1.0 turbo, que a Hyundai chama da TGDI, fez muito bem ao modelo. A marca lançou há alguns anos uma versão turbo de seu motor de três cilindros, mas sem injeção direta. O pouco ganho de potência e economia o tornaram inviável e ele foi retirado de produção.

Com o novo propulsor, tanto o hatch como o sedã, ficaram bem mais dispostos. O Cruzeiro Motor avaliou o carro nas duas carrocerias nas versões top de linha, com câmbio automático no litoral da Bahia e o resultado foi surpreendente.

Acompanharam as melhorias mecânicas o aperfeiçoamento do isolamento acústico. O acabamento interno melhorou, com materiais de bom gosto e novas cores. O carro ganhou sistema de alerta de frenagem autônomo, alerta de mudança de faixa, além de controle de tração e estabilidade.

A central multimídia conta com as funções Apple Carplay e Android Auto. Conta ainda, nas versões mais caras, com câmera de ré, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, entre outras tecnologias. (Adalberto Vieira)

Comentários