fbpx
Motor

Mercedes-Benz Actros ganha tecnologia voltada à segurança

Assistente de ponto cego, assistente de frenagem e de fadiga estão entre os equipamentos
Mercedes-Benz Actros ganha tecnologia voltada à segurança
Com o Assistente Ativo de Frenagem (ABA 5), o caminhão freia sozinho quando identifica pedestres, veículos e obstáculos estáticos e móveis à sua frente. Crédito da foto: Divulgação

 

A Mercedes-Benz traz para o Brasil inéditas tecnologias de segurança ativa para caminhões que evitam acidentes e protegem vidas. O novo Actros foi o modelo escolhido pela marca para incorporar toda essa tecnologia: a 5ª e atual geração do Assistente Ativo de Frenagem (ABA 5), o Assistente de Ponto Cego, o Assistente de Fadiga e o Programa Eletrônico de Estabilidade ESP.

As novas tecnologias incorporadas ao Actros são baseadas em radar, sensores, câmeras e outros recursos tecnológicos que estarão presentes no caminhão autônomo do futuro, informa o fabricante.

Este é o pacote mais completo de segurança ativa utilizado em um veículo de carga:

ABA 5 Active Brake Assist (Assistente de Frenagem Ativo) – Tecnologia de segurança ativa exclusiva da Mercedes-Benz. Por meio de radar e câmeras, a 5ª geração do ABA identifica veículos à frente e também pedestres e objetos estáticos e móveis na via, o que é o grande diferencial em relação ao atual ABA do Actros.

Leia mais  Ford lança caminhão Cargo 3031 com configuração inédita

 

Além de avisos sonoros e visuais ao motorista, o próprio sistema dá início à frenagem emergencial de maneira automática se não houver reação do condutor, chegando à parada total do caminhão, se necessário.

Mercedes-Benz Actros ganha tecnologia voltada à segurança
O Assistente de Ponto Cego propicia ampla visão ao redor do caminhão para maior segurança de condução para o motorista. Crédito da foto: Divulgação

 

Side Guard Assist (Assistente de Ponto Cego) – Oferece ampla visão ao redor do caminhão. Isso traz mais segurança para o motorista, demais veículos da via, ciclistas e pedestres.

Attention Assist (Assistente de Fadiga) – Garante mais segurança ao motorista, alertando-o para a necessidade de descanso.

Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP) – A marca se antecipa à legislação brasileira, que exigirá o ESP como item de série a partir de janeiro de 2023 para caminhões.

O novo Actros traz ainda outros destaques de segurança ativa e passiva:

Lane Warning System (Assistente de Faixa de Rolagem) – Avisa o motorista a manter o caminhão na faixa correta da estrada.

Mercedes-Benz Actros ganha tecnologia voltada à segurança
O Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) dá maior controle sobre o caminhão. Crédito da foto: Divulgação

 

Proximity Control (Assistente de Manutenção de Distância) – O sistema identifica que o caminhão está se aproximando do veículo da frente, mantendo a distância determinada pelo motorista.

O caminhão traz ainda airbag e novos faróis de halogênio com luz mais forte, com regulagem manual de altura e ajuste automático de luz alta e baixa em função do veículo que vem no sentido oposto.

E integrado ao sistema Hill Holder (Assistente de partida em rampa), o Actros tem o sistema de freio Hold. Ao parar o veículo e acionar o pedal do freio, ele entra em ação. Ao acelerar, o freio desativa e o caminhão segue a viagem. (Da Redação)

Comentários