Motor

Honda renova a linha CB 500X e CB 500F

Em ambas CB 500 o inédito painel LCD Black out inclui indicador digital de marcha engatada
As duas motos de estilos diferentes, mas que compartilham o mesmo motor, estão há seis anos no mercado. Crédito da foto: Divulgação

As Honda CB 500F e CB 500X acabam de completar seis anos de sucesso no mercado brasileiro. Nesse período ganharam uma legião de fãs composta tanto por novatos que nelas encontraram o meio ideal para ascensão à alta cilindrada, quanto os mais experientes, atraídos pela eficiência dinâmica do moderno projeto.

Uma das qualidades da família Honda CB 500 está em compartilhar itens fundamentais como motor e chassi e, através deles, criar motocicletas de personalidades bem diferentes – uma crossover aventureira e uma naked com alma de streetfighter. O resultado alcançado pela engenharia da Honda uniu eficiência máxima em aspectos variados e as CB 500F e CB 500X são, reconhecidamente, modelos seguros, robustos, econômicos e de baixo custo de manutenção. Máquinas cativantes, divertidas de se pilotar, adequadas para o uso cotidiano e escapadas nos finais de semana.

Crédito da foto: Divulgação

As qualidades de aventureira da Honda CB 500X foram exaltadas nesta versão 2020 através da adoção da roda dianteira de 19 polegadas, escolha que amplia a capacidade do modelo de encarar terrenos ruins com maior segurança e desenvoltura. Já a Honda CB 500F em versão 2020 atende de modo ainda mais completo os fãs do estilo essencial e agressivo das naked.

Leia mais  Várias marcas alteram prazos de revisão

O design da CB 500X 2020 está mais afinado ao caráter “off” que a roda aro 19 polegadas confere ao modelo, escolha técnica que eleva a dirigibilidade em estradas de pavimentação degradada, e até mesmo permite breves incursões na terra. A posição de pilotagem confere maior domínio, mérito em parte de um novo guidão cônico. Complementam a atitude mais aventureira da CB 500X 2020 as suspensões de curso ampliado e um amortecedor posterior mais eficaz. Novo painel de instrumentos black out em LCD e para-brisa mais protetivo são outras novidades da CB 500X 2020.

Já a naked CB 500F 2020 tem no design radical o ponto que mais a diferencia da versão anterior, mas não só. O novo guidão cônico proporciona posição de pilotagem mais adequada, que facilita o controle. Amortecedor traseiro aperfeiçoado, painel black out LCD com indicador de marchas engatadas são outras atualizações do modelo.

Leia mais  Vendas podem cair de 10% a 20% em 2020

Comum à ambas CB 500 é o motor bicilíndrico, cuja potência máxima de 50,4 cv permaneceu inalterada mesmo tendo recebido novos comandos de válvulas e dutos de admissão e escape redesenhados. Estas alterações visaram a melhoria da potência e torque em regimes baixos e médios de rotação. Outra novidade é a introdução da embreagem assistida do tipo deslizante, item que geralmente equipa motos superesportivas.
O chassi tubular de aço de arquitetura tipo Diamond é igual em ambas CB 500, que também compartilham o painel com luz-alerta “shift-up”, que avisa o momento ideal para troca de marcha, e o indicador digital de marcha engatada. A iluminação Full LED é equipamento padrão nas duas motos.

Design renovado

A renovação no design da família Honda 500 é evidente. Na CB 500X, o caráter aventureiro foi exaltado através de formas que enfatizam a vocação multiuso. As aletas que direcionam o ar para o radiador e todas as partes plásticas das laterais ganharam mais definição na passagem de uma superfície para outra, enquanto o tanque, agora com 17,7 litros, está perfeitamente alinhado com as laterais.

Leia mais  VW revela informações do ID.4 seu primeiro SUV totalmente elétrico

O novo design da naked CB 500F buscou aumentar a agressividade do modelo, dando-lhe característica de verdadeira streetfighter. Exemplo deste trabalho é o formato dos conjunto ótico frontal, que confere à CB 500F um aspecto mais agressivo. As aletas laterais que direcionam o ar para o radiador, mais integradas ao tanque de combustível e colocam o motor em maior evidência. O preço sugerido para a CB 500F é de R$ 26.900,00. Para a CB 500X é de R$ 28.900,00, ambos base Estado de São Paulo. (Da Redação, com informações do fabricante)

Comentários
Texto