Motor

GM soma 750 mil picapes compactas e praticamente sem mudanças no design

Versão atual da picape foi lançada em 2010
GM soma 750 mil picapes compactas
Desde seu lançamento, a picape praticamente não recebeu qualquer alteração. Crédito da foto: Divulgação

A picape Montana da General Motors foi lançada há quase dez anos e praticamente não passou por atualizações nem visual, nem mecânica. Talvez esse conservadorismo reflita no fraco desempenho comercial do modelo. Durante todo o ano passado foram vendidas apenas 13.106 unidades, o que lhe garantiu o décimo lugar entre os veículos comerciais leves. Para se ter um parâmetro, a Fiat Strada, líder do segmento vendeu mais de 67 mil unidades.

O segmento de picapes compactas derivadas de automóveis cresceu substancialmente nos últimos 20 anos. Por ser um segmento destinado tanto ao trabalho como ao lazer, os fabricantes não se preocupam muito com a renovação do design. Prova é que a picape líder de mercado, a Strada, tem visual pouco alterado há muitos anos. A diversidade de versões, motores e carrocerias, que atendem a um amplo leque de consumidores, seria o segredo de seu sucesso comercial. A Strada chega às concessionárias com motores 1.0 l 1.4l e 1.8l nas carrocerias simples, estendida e dupla. No caso da Montana, há apenas uma carroceria — cabine simples — e o tradicional motor 1.4 l da marca.

Leia mais  Detran.SP leiloa 308 veículos na próxima semana em Itu e Embu-Guaçu
GM soma 750 mil picapes compactas
O interior é funcional e tem acabamento simples. Crédito da foto: Divulgação

Mesmo assim, a picape compacta Chevrolet com suas vendas modestas ajudou a marca a celebrar a produção de 750 mil unidades de picapes compactas, um tipo de veículo que a GM passou a produzir no início dos anos 1980 com a pioneira Chevy 500 (1983-1995), da Corsa Pick-Up (1995-2003), da primeira versão da Montana (2003-2010), além da geração atual, baseada no descontinuado Chevrolet Agile.

A unidade que representa o feito é um modelo na configuração de entrada (LS), que se destaca por trazer direção hidráulica de série e pelo menor consumo de combustível combinado da categoria. Outro diferencial é a caçamba, com capacidade de levar até 756 Kg de carga útil a maior da categoria.

GM soma 750 mil picapes compactas
A picape Montana tem a maior caçamba da categoria: pode levar 756 quilos de carga. Crédito da foto: Divulgação

A linha 2020 da Montana chega às concessionárias Chevrolet a partir deste mês em cinco opções de cores. O modelo é equipado com motor 1.4 da geração EconoFlex de até 99 cavalos. (Adalberto Vieira, com informações do fabricante)

Comentários