Motor

GM apresenta sua primeira picape totalmente elétrica

Com 1.000 cv de potência modelo estará no mercado no final de 2021
GM apresenta sua primeira picape totalmente elétrica
A Hummer EV tem desenho instigante e agressivo, que combina com sua potência de 1.000 cv e 1.500 kgfm de torque. Crédito da foto: Divulgação

Foi revelada pela General Motors nos Estados Unidos a primeira picape 100% elétrica da empresa, a Hummer EV. O modelo chega ao mercado norte-americano até o final de 2021 pela marca GMC para estrear a categoria dos super utilitários com zero emissão.

A Hummer EV utiliza uma tecnologia de propulsão específica para veículos elétricos de última geração, batizada de Ultium, que permite ao automóvel extraordinária performance nos mais variados tipos de uso. Ela é impulsionada pelo sistema Ultium, um novo conceito de baterias e propulsores específicos para veículos elétricos, ambos de propriedade da GM. De acordo com estimativas da empresa, a picape é capaz de gerar aproximadamente 1.000 cavalos de potência e 1.500 kgfm de torque, que são gerados por três motores independentes, distribuídos entre as duas unidades de propulsão do utilitário. Esse conjunto permite à Hummer EV com tração e-4WD alto desempenho tanto em pisos asfaltados como no off-road.

Projetada para ser a melhor super picape off-road elétrica, a Hummer EV conta com tecnologias realmente inovadoras para superar inclusive as mais desafiadoras trilhas.

Equipamentos sofisticados

Entre os equipamentos de destaque estão:

Tração nas quatro rodas com o exclusivo sistema CrabWalk. Permite que as rodas traseiras e as rodas dianteiras sejam esterçadas em um mesmo ângulo a baixas velocidades, proporcionando um movimento diagonal do veículo ideal para transpor determinados tipos de obstáculos.

Suspensão adaptativa a ar com a função Extract Mode. Permite que a altura da picape Hummer EV seja elevada em aproximadamente 150 mm, facilitando a transposição de terrenos rochosos ou mesmo alagados.

GM apresenta sua primeira picape totalmente elétrica
A picape com tração e-4WD traz muita tecnologia embarcada. Crédito da foto: Divulgação

Pneus Goodyear Wrangler All Territory MT de 35 polegadas, com opção de adotar pneus de até 37 polegadas. Foram desenhados para oferecer resistência e flexibilidade excepcional no fora-de-estrada. Com eles, a picape elétrica é capaz de realizar escaladas verticais de até 18 polegadas e travessias de áreas molhadas com até 610 mm de profundidade.

Blindagem da parte inferior da carroceria. Placas de aço reforçado fixadas à base do veículo ajudam a melhor proteger os componentes posicionados nesta região, como as baterias, principalmente no uso extremo.

UltraVision compõem um conjunto de câmeras frontais e traseiras instaladas debaixo da carrocería para que se possa ter uma visão de “reconhecimento virtual”. Isso auxilia o condutor inclusive a posicionar corretamente os pneus diante de determinados obstáculos. As câmeras localizadas sob o assoalho ficam protegidas e também contam com sistema para lavagem das lentes. A Hummer EV disponibiliza da maior quantidade de câmeras da categoría. São 18 delas para uma visibilidade realmente panorâmica do veículo, e em diversos ângulos.

Dispositivos off-road mostram no painel o status dos principais equipamentos do veículo, assim como as condições do terreno. Os dados são projetados nas telas do quadro de instrumentos e do sistema multimídia. Entre as informações estão torque instantâneo, ativação do bloqueio do diferencial, ângulos de inclinação e balanço da carroceria, ciclo de fricção e o funcionamento do sistema de vetorização de torque.

Os recursos de carregamento rápido, combinados com a nova bateria Ultium da GM e suas tecnologias avançadas, oferecem capacidade máxima e autonomia otimizada.

Superpotência

GM apresenta sua primeira picape totalmente elétrica
Com novo sistema de baterias a autonomia é de 560 km. Crédito da foto: Divulgação

O sistema de tração e-4WD de três motores, que fornece o equivalente a 1.000 cavalos de potência e mais de 1.500 kgfm de torque. A autonomia estimada do veículo é de mais de 560 km com carga total, com base em testes preliminares.

O recurso de assistência ao motorista permite dirigir sem utilizar as mãos por mais de 320 mil km em estradas onde o uso dessa função é permitido. Traz também a função que pode determinar quando a mudança de faixa é ideal e iniciar a manobra, respeitando os protocolos de sinalização.

Leia mais  Quem ocupará o espaço da Ford?

A picape Hummer EV é o primeiro modelo elétrico da marca GMC e o início de sua produção está prevista para o fim de 2021. A fábrica Zero da GM de Detroit-Hamtramck, fundada há cerca de 40 anos, foi toda atualizada e preparada para a produção exclusiva de veículos com este tipo de propulsão. Para isso, foram investidos 2,2 bilhões de dólares.

Plataforma modular

O Hummer EV é o terceiro modelo apresentado neste ano nos Estados Unidos que utiliza a nova plataforma modular global da GM para veículos elétricos e o sistema Ultium de propulsão e baterias. Os outros dois produtos foram o SUV Cadillac Lyriq e o autônomo Origin, da Cruise, que acaba de receber permissão para rodar com carros sem motorista na cidade de São Francisco, na Califórnia.

Estes produtos representam um importante passo para a concretização da visão de futuro da GM de zero acidente, zero emissão e zero congestionamento. (Da Redação, com informações do fabricante)

Comentários