Motor

Fusca sai de linha definitivamente

O modelo era produzido somente na fábrica da Volkswagen de Puebla, no México
Fusca sai de linha definitivamente
O carro era produzido pela Volkswagen no México. Crédito da foto: Divulgação

A Volkswagen encerrou oficialmente a produção mundial do Fusca nesta quarta-feira (10). O modelo inspirado no histórico besouro que foi o carro mais vendido no Brasil durante décadas era produzido somente na fábrica de Puebla, no México. A Volkswagen divulgou na tarde de quarta (10) a imagem da última unidade, com uma decoração com a frase “Obrigada, Fusca”.

Leia mais  Volkswagen anuncia que em 2019 deixará de fabricar seu mítico Fusca

 

Com o fim da produção chega ao fim o uso do nome que simbolizou o renascimento da marca, logo após o final da Segunda Guerra Mundial, produzindo o modelo projetado por Ferdinand Porsche na década de 1930. A medida já tinha sido anunciada no ano passado, quando a VW lançou a Beetle Final Edition. Não há planos para um substituto do Fusca nos próximos anos. Curiosamente, o Fusca como os produzidos no Brasil teve sua última unidade também fabricada no México.

Como ficará o Sandero

Fusca sai de linha definitivamente
A Renault mostra as fotos do modelo que será lançado dia 24. Crédito da foto: Divulgação

A Renault divulgou esta semana as primeiras fotos do novo Sandero, o hatch compacto da marca que será lançado no mercado brasileiro no dia 24 de julho. Pelas fotos percebe-se que foram feitas mudanças na grade frontal, no conjunto ótico, que recebeu LEDs e para-choques. Na traseira, as lanternas serão horizontais e mais alongadas.

A marca francesa fechou o primeiro semestre com 9,1% de participação de mercado, atingindo um aumento de 0,7 ponto percentual em relação ao mesmo período de 2018, mantendo sua trajetória de crescimento no país. Foram 112.824 unidades emplacadas nos primeiros seis meses do ano. Em junho, a montadora teve 10% de participação de mercado. A Renault foi a quarta montadora que mais emplacou este ano, posição obtida não só no acumulado, mas também no mês de junho. Os destaques da marca são o Kwid, líder do segmento de entrada com 54% de participação e 7.882 unidades emplacadas em junho, e a Master, também líder na sua categoria com 49,5% de participação e 617 unidades vendidas.

Ford Ka assume a vice-liderança

Fusca sai de linha definitivamente
O carro compacto da Ford teve 8.398 emplacamentos. Crédito da foto: Divulgação

O Ford Ka foi o vice-líder do mercado em junho, com 8.398 emplacamentos, segundo o Renavam. Desde o lançamento da nova geração o carro se mantém entre os líderes de vendas da indústria e, além de ampliar a linha com o novo modelo FreeStyle 1.0, de perfil aventureiro. Disponível em nove versões, o Ka oferece a opção do motor 1.0 TiVCT de 85 cv com transmissão manual, ou 1.5 TiVCT de 136 cv com transmissão automática, ambos com três cilindros. Ele já vem de série com ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros e trava elétrica das portas e, conforme a versão, pode vir também com controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e central multimídia, entre outros equipamentos. Outro destaque de junho foi a Ranger, que registrou a melhor participação do ano 17,2% e ficou entre as três picapes médias mais vendidas às vésperas da renovação da linha.

Comentários