Ford traz o Territory, o SUV made in China

Por

O Ford Territory é um SUV médio-grande com surpreendente espaço interno, muito bem acabado e carregado de tecnologia. Crédito da foto: Adalberto Vieira

O Ford Territory é um SUV médio-grande com surpreendente espaço interno, muito bem acabado e carregado de tecnologia. Crédito da foto: Adalberto Vieira

O Ford Territory não é propriamente uma surpresa para o mercado brasileiro. Apreciadores de utilitários esportivos e que visitaram o último Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em 2018, puderam conhecer o modelo antes do último face-lift. Ele estava no estande da Ford para que a marca pudesse sentir o impacto na opinião dos visitantes. Agora ele começa a ser vendido no Brasil como modelo importado, fabricado na China em uma parceria entre a marca do oval azul e um fabricante local.

Se o leitor acha que carros chineses são mal feitos e têm acabamento de mau gosto, possivelmente começará a mudar de ideia. O carro tem uma manufatura caprichada e um acabamento externo e interno que não faz feio a modelos europeus da melhor estirpe.

O Territory chega como modelo 2021 em duas versões, SEL e Titanium, ambas com motor 1.5 Turbo EcoBoost GTDI a gasolina, de 150 cv, e transmissão automática CVT com trocas manuais de oito marchas simuladas, A versão SEL custa R$ 165,900 e a Titanium R$ 187,900.

O novo SUV é líder em espaço interno e conforto para os passageiros, principalmente no banco traseiro, e oferece um conjunto único de equipamentos. Além da câmera 360° de visão panorâmica, bancos dianteiros com resfriamento e aquecimento, carregamento sem fio para celular, conexão sem fio para Apple CarPlay e luz ambiente configurável em sete cores, também é o único entre os principais competidores a contar com um modem embarcado para comunicação remota com o veículo.

Imponente

As linhas do Territory fogem um pouco do tradicional estilo da marca. Crédito da foto: Adalberto Vieira

O SUV tem um desenho imponente, reforçado pelo capô alto e pela largura do modelo, embora os traços não tenham muita relação com os utilitários da marca. As caixas de rodas projetadas para fora aumentam a sensação de proteção e o nome Territory na traseira, em letras cromadas, realça a sua personalidade.Os faróis, luzes diurnas e lanternas traseiras de LED criam uma assinatura do modelo.

O Territory SEL vem com rodas de liga leve de 17” e pneus 235/55 R17. O Territory Titanium se diferencia visualmente pelo teto na cor preta, rodas de liga leve de 18” com pneus 235/50 R18, maçanetas cromadas e retrovisores com luzes de aproximação e rebatimento elétrico.

Com grande distância entre-eixos, de 2.716 mm, a maior largura da categoria, de 1.936 mm (sem espelhos) e comprimento de 4.580 mm, o Territory oferece um nível superior de conforto para os passageiros.

Nos bancos da frente, ele é líder em espaço do assento ao teto (1.006 mm) e vão livre para a cabeça (56 mm). No banco traseiro, também é maior que os competidores diretos em espaço para pernas (1.000 mm) e para os joelhos (88 mm).

Acabamento interno usa materiais de boa qualidade. Crédito da foto: Divulgação

O interior, com console central elevado e teto solar panorâmico elétrico de série, impressiona também pelo nível de acabamento e conforto. A versão SEL tem tom escuro, na cor Black Charcoal, e bancos com revestimento premium. O banco traseiro, além de um descansa-braço rebatível com porta-copo, conta com saídas do ar-condicionado automático digital e entrada USB.

A versão Titanium tem interior claro, uma tendência no segmento premium, que amplia a percepção de espaço e conforto. Os bancos são parcialmente em couro de alta qualidade, com um sistema exclusivo de aquecimento e resfriamento para os passageiros da frente.

Tecnologia

O Territory traz o que há de mais avançado em conectividade. Sua central multimídia SYNC Touch, desenvolvida exclusivamente para o Brasil e América do Sul.

O Ford Territory vem equipado de série com um conjunto robusto e completo de itens de segurança. Tem seis airbags, controle eletrônico de estabilidade e tração AdvanceTrac, assistente de partida em rampa, sensor de monitoramento de pressão dos pneus, freios a disco nas quatro rodas com ABS, aviso de uso do cinto de segurança para o motorista e passageiro, ganchos Isofix e espelho retrovisor interno eletrocrômico.A versão Titanium traz ainda o leque mais avançado de tecnologias de assistência ao motorista, com recursos que aumentam a confiança, o conforto e o prazer de dirigir. A câmera 360° com visualização panorâmica é um item exclusivo entre os competidores diretos que permite acompanhar tudo o que acontece em torno do veículo, aumentando a segurança em situações como saída de garagens.

O piloto automático adaptativo com Stop & Go permite selecionar a velocidade e quatro níveis de distância do veículo à frente. Um banho de tecnologia. (Adalberto Vieira, com informações do fabricante).