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Ford lança a nova família Bronco nos EUA

Ford lança a nova família Bronco nos EUA
O novo Bronco traz tecnologia de ponta para um veículo 4X4. Crédito da foto: Divulgação

No último dia 13 a Ford apresentou nos Estados Unidos a nova família Bronco 2021 de veículos off-road, formada pelas versões de duas ou quatro portas e Sport. O novo SUV revive o ícone dos veículos 4X4 produzido entre 1966 e 1996. A Ford, como se sabe, aposentou sua linha de sedãs e hatches nos Estados Unidos para se dedicar exclusivamente a picapes e SUVs. Com uma linha totalmente 4×4, o novo Bronco começa a ser produzido no início de 2021 e já tem reservas abertas nos EUA para entrega no segundo trimestre.

Ícone 4×4

O novo Bronco 2021 se espelha no modelo de primeira geração, que foi apelidado de G.O.A.T. (Goes Over Any Terrain, ou “Supera qualquer terreno”) para oferecer o máximo de desempenho 4×4 veja aqui a linha do tempo. Além de vão livre do solo de 294 mm e capacidade de imersão de até 850 mm, ele incorpora tecnologias inovadoras de mapeamento e direção. A tecnologia de tração nas quatro rodas do Bronco conta com o exclusivo G.O.A.T. Modes, sistema de gerenciamento de terreno com sete modos: Normal; Eco; Esporte; Escorregadio e Areia; além de Baja, Lama/Barranco e Escalada de Pedra.

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A linha oferece dois sistemas 4×4, com configuração básica ou avançada. O sistema básico usa uma caixa de transferência eletrônica de duas velocidades “shift-on-the-fly”, enquanto o avançado tem uma caixa de transferência eletromecânica de duas velocidades com seleção automática da tração 4×2 e 4×4.

Ford lança a nova família Bronco nos EUA
A família Bronco fez sucesso entre 1966 e 1996. Crédito da foto: Divulgação

Outra novidade é o Trail Toolbox, conjunto exclusivo de tecnologias off-road que inclui: o Trail Control controle de cruzeiro em baixa velocidade; o Trail Turn Assist, vetor de torque que aumenta o giro no fora de estrada; e o inovador controle de aceleração/frenagem para subidas em rocha.

Os modelos de duas e quatro portas vêm com suspensão dianteira independente e eixo sólido com molas helicoidais na traseira. Barra estabilizadora hidráulica semiativa e pneus off-road de 35 polegadas, inéditos no segmento, são disponíveis como opcionais. Os passageiros são protegidos por um gaiola de aço de alta resistência com airbags de cortina integrados, além de airbags dianteiros.

Ford lança a nova família Bronco nos EUA
O veículo foi totalmente atualizado. Crédito da foto: Divulgação

Os modelos podem ser equipados com motor EcoBoost V6 2.7, com 314 cv e torque de 55 kgfm, ou EcoBoost 2.3 de quatro cilindros, com 274 cv e 42,8 kgfm. Há também duas opções de transmissão: a inédita manual de sete velocidades com sistema 4×4 sob demanda e a automática SelectShift de 10 velocidades.

O Bronco de duas portas vem com teto rígido dividido em três seções, que permitem várias configurações. O modelo de quatro portas tem a opção de teto rígido dividido em quatro seções ou capota de lona. As portas, com um exclusivo sistema sem molduras, são removidas facilmente. O Bronco Sport conta com duas opções de motores: o EcoBoost 2.0, com 248 cv e torque de 38 kgfm para off-road em alta velocidade, e o EcoBoost 1.5, com 183 cv e torque de 26 kgfm.

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Novo Defender parte de R$ 400.750

A Land Rover apresentou no último dia 10 a nova geração de seu modelo mais icônico, o Defender, para o mercado brasileiro. O utilitário estreia no Brasil para pré-venda em configuração única, com motor a gasolina e que custa a partir de R$ 400.750.

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O SUV chega ao Brasil em configuração única. Crédito da foto: Divulgação

O SUV, que abandonou seu estilo brutamontes que garantiu sua fama de veículo resistente, agora é um utilitário altamente sofisticado. A marca destinou para o Brasil 150 unidades do carro fabricado na Eslováquia. Por aqui ele só terá uma versão, a mais longa, com motor 2.0 turbo a gasolina que rende até 300 cv equipado com câmbio automático de oito velocidades. Em outros países é possível comprar versões com duas portas e com motor a diesel.

Mesmo com toques de sofisticação, segundo o fabricante, o novo Defender é capaz de enfrentar caminhos difíceis. A plataforma, por exemplo, construída em alumínio, é dez vezes mais rígida que as versões anteriores. O veículo tem capacidade para cruzar trechos alagados com até 900 mm de lâmina de água.

O Defender chega com três níveis de acabamento. A versão de entrada “S”, a versão “SE” (R$ 426.750) e a HSE (R$ 461.150). Em todas essas configurações estão presentes suspensão a ar, os sistemas Adaptive Dynamics e Terrain Response, painel digital de 12,3 polegadas, medidor de profundidade de áreas alagadas, câmera 360º, faróis de LED e ar-condicionado automático de duas zonas. (Da Redação)

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