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Ford EcoSport Titanium perde estepe na traseira, mas fica mais seguro

21 de Março de 2019 às 06:01

Ford EcoSport Titanium perde estepe na traseira, mas fica mais seguro O Ford EcoSport Titanium ficou com visual mais limpo na parte traseira após perder o estepe externo. Crédito da foto: Adalberto Vieira

No início de fevereiro a Ford lançou a linha do EcoSport 2020, o pioneiro no Brasil no segmento de utilitários esportivos compactos. A grande novidade na linha é a versão Titanium que ganhou novo visual com a eliminação do estepe externo fixado na tampa traseira, uma espécie de assinatura do modelo desde seu lançamento, quase 20 anos atrás. A eliminação do estepe externo só foi possível com a adoção de pneus run flat, que continuam funcionais mesmo completamente murchos. A alternativa de colocar o estepe no interior do veículo foi afastada pois não há espaço. Se fosse para o porta-malas diminuiria ainda mais o acanhado compartimento de carga. A solução já havia sido adotada no Exterior, onde o EcoSport roda há algum tempo sem estepe. Com isso, o EcoSport passa a ser o primeiro veículo nacional a adotar essa tecnologia que permite rodar com pneus totalmente vazios por uma distância de 80 quilômetros sem prejudicar a segurança de seus ocupantes. Até agora esse tipo de pneu só era encontrado em modelos importados.

O EcoSport foi um pioneiro. Praticamente criou um segmento novo no mercado, o de utilitários esportivos compactos. Fez tanto sucesso que a concorrência toda foi atrás da fórmula e lançou modelos que vêm prejudicando sua performance comercial. Tanto que durante todo o ano passado o EcoSport ficou em 20º lugar entre os mais vendidos no levantamento elaborado pela Fenabrave, entidade que reúne os concessionários de veículos no Brasil. Foram 34.497 unidades vendidas. Este ano o EcoSport continua não empolgando. No acumulado de janeiro e fevereiro foram comercializadas somente 5.044 unidades, o que o deixa atrás de concorrentes como Jeep Renegade, Jeep Compass, Nissan Kicks e Hyundai Creta. Com o anúncio do fechamento da fábrica da Ford de São Bernardo do Campo, onde eram produzidos caminhões e o New Fiesta, o EcoSport junto com o Ka, são os últimos representantes da marca fabricados no Brasil.

Ford EcoSport Titanium perde estepe na traseira, mas fica mais seguro Essa versão do EcoSport Titanium tem preço sugerido de R$ 103.890. Crédito da foto: Adalberto Vieira

A linha do EcoSport 2020 continua a oferecer também as versões SE, FreeStyle e Storm, todas com o tradicional estepe pendurado na traseira. A versão SE é a mais simples, e a Freestyle a mais vendida. Assim como a versão Titanium são equipadas com o moderno motor 1.5 l Ti-VCT Flex de três cilindros que rende até 137 cv de potência. Somente a versão Storm é equipada com motor de quatro cilindros 2.0 flex e tração nas quatro rodas. A Titanium vem com câmbio automático de seis velocidades e “padle shifts” junto ao volante, para eventuais trocas manuais. O motor 1.5 de três cilindros conversa bem com o câmbio automático de seis marchas. O carro ficou gostoso de dirigir, mostra agilidade nas arrancadas e nas ultrapassagens.

O EcoSport Titanium tem preço salgado: R$ 103.890, mas vem com um bom pacote de equipamentos que inclui teto solar elétrico, sete airbags, sistema de monitoramento de ponto cego e tráfego cruzado, painel “soft touch”, bancos em couro ecológico, sensor de presença para acesso inteligente e partida sem chave. Traz ainda central multimídia SYNC 3 com tela de 8 polegadas, luzes diurnas de LED, sensor de chuva e rodas de liga leve de 17”.

Ford EcoSport Titanium perde estepe na traseira, mas fica mais seguro Crédito da foto: Adalberto Vieira

As alterações realizadas com a eliminação do estepe deixaram o EcoSport Titanium 13 quilos mais leve. O carro recebeu também uma nova calibração da direção elétrica e da suspensão. Foram feitas melhorias no isolamento acústico do veículo.

Run flat

O novo EcoSport Titanium vem com pneus Michelin ZP que podem percorrer até 80 km à velocidade de 80 km/h com pressão zero. Isso é possível graças à estrutura reforçada das laterais, que suportam o peso do veículo e carga por algum tempo mesmo tendo sofrido perda total de pressão. Em caso de furo, surgirá um alerta luminoso no painel que também mostra a pressão de cada pneu. A partir daí, o carro pode rodar até 80 km. Acompanha o modelo um kit composto por um pequeno compressor e um material de vedação e se o motorista fizer um reparo de emergência, poderá rodar mais 200 quilômetros até fazer o reparo definitivo. Por essa razão, veículos equipados com a tecnologia run flat dispensam o uso de estepe, macaco e chave de roda. Em caso de furos, cada pneu pode ser reparado uma única vez. Pneus com rasgos continuam rodando e levam o motorista até um local seguro, mas não podem ser reparados.

Ford EcoSport Titanium perde estepe na traseira, mas fica mais seguro Crédito da foto: Adalberto Vieira

Mesmo sem qualquer pressão nos pneus, é possível andar seguramente dentro do limite de 80 km/h. No Campo de Provas da Ford em Tatuí foi possível perceber que o carro continua perfeitamente estável, mesmo em manobras de slalon, com dois pneus completamente vazios. Essa tecnologia no pneu e a segurança que ele oferece tem um preço. Enquanto que o pneu comum usado nas outras versões do Ecosport custa em torno de R$ 600, o run flat custa R$ 900, 36% a mais. Mas evita que motoristas corram o risco de trocar pneus em locais perigosos ou à noite. (Adalberto Vieira)

Prós e Contras

PRÓ - EQUIPAMENTOS

De série há itens como teto solar, bancos de couro, sete air bags e partida sem chave.

CONTRA - ESPAÇO INTERNO

Compacto, SUV só leva bem duas pessoas atrás e porta-malas tem apenas 356 litros.

Ficha técnica

Ford EcoSport Titanium

Motor: 1.5 l, 3 cil., 12V, flexível

Potência: 137 cv a 6.500 rpm

Torque: 16,2 kgfm a 4.500 rpm

Câmbio: Automático convencional de 6 marchas

Porta-malas: 356 litros

Preço: a partir de R$ 103.890.

Galeria

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