Motor

Ford antecipa os lançamentos do Salão do Automóvel

A marca mostrou novos SUVs, versões de picapes, esportivos e carros-conceito que estarão em seu estande
Ford antecipa os lançamentos do Salão do Automóvel
O SUV Ford Edge ganhou versão ST que deve chegar ao mercado brasileiro. Crédito da foto: Divulgação

Quinze dias antes da abertura do Salão Internacional do automóvel de 2018, que estará aberto ao público de 8 a 18 de novembro, a Ford antecipou as novidades que apresentará em seu estande. A mostra terá desde lançamentos que já receberam sinal verde para estrear no mercado, como o Edge ST, a outros que virão mais para frente, como o EcoSport sem estepe na traseira.

Há também conceitos destinados a testar a receptividade dos consumidores, caso do SUV Territory, do Ka Urban Warrior e das Ranger Storm e Black, apontando as tendências futuras da marca.

O Mustang e outros modelos completam a lista, ao lado dos demais veículos da linha atual da marca. A Ford aproveitou também para demonstrar uma tecnologia inédita de mobilidade para facilitar o deslocamento de cadeirantes, o Tapete de Acessibilidade.

Ford antecipa os lançamentos do Salão do Automóvel
Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul, fez a apresentação dos modelos. Crédito da foto: Divulgação

“Os veículos e tecnologias que estamos trazendo para o Salão de São Paulo refletem o grande momento de transformação da Ford”, disse Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul. “Eles são um exemplo da inovação que estamos buscando em todas as áreas para responder aos desafios atuais e futuros da mobilidade, criando soluções sempre com foco centrado no consumidor.”

O executivo destacou que o objetivo da Ford é ser a empresa mais confiável do setor, criando veículos inteligentes para um mundo inteligente, e a importância do mercado brasileiro.

“A Ford foi a primeira montadora a se instalar no Brasil, onde vamos comemorar o centenário no próximo ano, e nunca deixamos de acreditar no desenvolvimento do País. Temos aqui uma estrutura forte e times de muito talento, como prova a abrangência e o sucesso da nossa linha atual de produtos”, disse.

Entre outras conquistas, ele destacou o avanço da Ford na pesquisa de satisfação do consumidor em serviços do JD Power, na qual ficou em 4º lugar este ano, evoluindo do 14º no ano passado.

Ford antecipa os lançamentos do Salão do Automóvel
A versão Titanium do EcoSport sairá sem o estepe externo, como já ocorre na Europa. Crédito da foto: Divulgação

SUVs e esportivos

Os SUVs dão a tônica na exposição da Ford, com três grandes atrações. O novo Edge ST, primeiro carro a trazer para o Brasil a grife “Sport Technologies” de carros de alto desempenho da Ford, chega ao mercado logo após o salão.

O EcoSport na versão Titanium será apresentado sem o estepe na traseira e futuramente estará nas ruas. Vale lembrar que o SUV compacto criado no Brasil já circula na Europa sem o estepe, o que deixa seu visual mais moderno, próximo à proposta de um crossover compacto. A retirada do estepe da traseira foi possível graças à utilização de pneus run flat, que permitem a eliminação do estepe. Esses pneus podem rodar sem ar por até 80 quilômetros ao limite de 80 km/h e começam a ser fabricados no Brasil.

Ford antecipa os lançamentos do Salão do Automóvel
O Ka Urban Warrior é um carro-conceito, uma espécie de Ka FreeStyle sedã. Crédito da foto: Divulgação

Já o Territory, novo SUV médio global repleto de tecnologia, desenvolvido na China, desembarca no salão como conceito, mas segundo fontes da própria montadora, tem grande chance de ser fabricado na fábrica de Pacheco, Argentina, ocupando a linha de montagem do Focus, que deverá sair de linha no ano que vem.

O Mustang de nova geração, equipado com um arsenal tecnológico de respeito e cavalaria pesada sob o capô, também tem lugar de honra reservado no estande.

Conceitos

A mostra da Ford inclui também conceitos desenvolvidos como exercício de design para medir a reação dos consumidores com relação a diferentes propostas. O Ka Urban Warrior é um deles, com acessórios que dão ao Ka Sedan uma roupagem esportiva de inspiração aventureira. O carro é a versão sedã do Ka FreeStyle.

A picape Ranger traz duas propostas de personalização, criadas a partir de modelos diesel com cabine dupla. A Ranger Storm exibe pintura exclusiva em duas cores e elementos que reforçam a musculatura da carroceria. A Ranger Black, como diz o nome, tem a cor preta como tema, criando um visual ousado e moderno.

Leia mais  Produção em alta é bom sinal
Ford antecipa os lançamentos do Salão do Automóvel
Crédito da foto: Divulgação

Linha completa

O estande da marca adota o conceito visual de galeria de arte, com o tema Ford Design Hall. A nova linha Ka 2019, equipada com motor 1.5 Ti-VCT, transmissão automática e central multimídia SYNC 3, é representada pelo hatch nas versões Titanium, SEL e FreeStyle, além do sedã Titanium.

Ford antecipa os lançamentos do Salão do Automóvel
Crédito da foto: Divulgação

Além dos modelos já citados, o EcoSport estará presente nas versões FreeStyle e Storm, e o Fusion nas versões Hybrid e Titanium AWD. O New Fiesta hatch, o Focus Hatch e o Focus Fastback completam a mostra, nas versões topo de linha Titanium. (Adalberto Vieira, com informações do fabricante)

Comentários