Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fiat prepara sucessora da bem sucedida picape Strada

10 de Abril de 2019 às 21:59

Fiat prepara sucessora da bem sucedida picape Strada O projeto da Strada é antigo, derivado do Palio. Crédito da foto: Divulgação

A atual Fiat Strada vai morrer e a sucessora da picapinha já roda em testes no Brasil. A Strada é hoje o veículo mais vendido da marca e líder no segmento de comerciais leves. Nos três primeiros meses deste ano foram vendidas 16.629 unidades, seguida pela prima rica Toro, fabricada em Goiana (PE), com 13.348 unidades. No ano passado a Strada foi líder de vendas com 67.227 unidades, também seguida pela Toro (58.477). É também o veículo fabricado na unidade de Betim da Fiat com maior volume de vendas.

Apesar de ser um projeto antigo e derivado do Palio, que já saiu de linha, a Strada continua sendo um sucesso de vendas e é apreciada sobretudo por frotistas que valorizam sua capacidade de carga e sua grande variedade de configurações.

É um grande risco fazer tantas alterações em um carro com esse histórico e que lidera o mercado em seu segmento. mas a Fiat, ao que parece, está disposta a pagar para ver. Conhecido pelo código X1P, o modelo compacto virá em 2020, manterá foco no trabalho e, para cortar custos, terá elementos de vários carros: base de Argo, frente de Mobi e traseira de Fiorino.

Fiat prepara sucessora da bem sucedida picape Strada A Strada foi o comercial leve mais vendido em 2018. Crédito da foto: Divulgação

Em relação à traseira, isso quer dizer que a nova picape manterá o eixo rígido do modelo atual. Além de ser muito confiável, o sistema encara bem o trabalho pesado e qualquer mecânico sabe mexer.

Outra novidade será o câmbio CVT aliado ao motor 1.3 FireFly. Pode parecer estranho associar esse de transmissão a um motor pequeno, mas, segundo uma fonte da Fiat, o sistema está sendo ajustado para aliar conforto e baixo consumo de combustível. O objetivo é deixar o carro menos cansativo para quem roda o dia todo.

O interior da picape, segundo a mesma fonte, será quase todo igual ao do Mobi.

Argo Trekking

Fiat prepara sucessora da bem sucedida picape Strada A picape compacta da Fiat é muito apreciada por frotistas por sua capacidade de carga. Crédito da foto: Divulgação

A Fiat começa a vender no Brasil neste mês o Argo Trekking, que a marca define como uma versão com visual aventureiro do hatch compacto. Por ora, foi divulgada apenas uma imagem do carro - não há informações sobre preço e outros detalhes. O motor deverá ser o 1.3 flexível de até 109 cv.

No visual, o Argo Trekking traz itens como rodas escurecidas e teto pintado de preto. Há faixas nas portas e detalhe no capô que lembra o do Renegade Trailhawk, versão mais off-road do SUV da Jeep, marca que pertence ao mesmo grupo. (Da Redação, com informações de Estadão Conteúdo)