Motor

Fiat Chrysler inaugura Design Center para todas as marcas do grupo

O Design Center emprega 150 profissionais e é fruto do investimento de R$ 12 milhões
FCA inaugura Design Center para todas as marcas do grupo
Profissionais que trabalham no DCL fazem imersão em outros centros do grupo espalhados em três continentes. Crédito da foto: Divulgação

 

A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) inaugurou nesta semana, no polo automotivo do grupo em Betim (MG), o Design Center Latam. A unidade já é considerada o maior estúdio de design automotivo da América Latina, tanto pelos recursos técnicos como pelo número de profissionais. Enfim, a seção reúne cerca de 150 responsáveis pela criação de novos projetos.

O espaço, uma área de 1.700 metros quadrados, em dois pavimentos, foi resultado do investimento de quase R$ 12 milhões. Em contra partida, o novo Design Center traz na bagagem o know-how de 17 anos de plena atividade. No período foram desenvolvidos, por exemplo, 15 novos modelos e oito carros-conceito. Todos eles da marca Fiat, para os mercados brasileiro e latino-americano.

Leia mais  Fiat lança série especial Dolcevita do ícone “Cinquecento”

 

Desde 2002, no entanto, já existia o Centro de Estilo Fiat do Brasil. O setor funcionava em outro local e atendia exclusivamente produtos da marca italiana. Porém, agora o Design Center atende também as marcas Jeep e RAM para projetos destinados à América Latina.

FCA inaugura Design Center para todas as marcas do grupo
Interação com com outros estúdios permitem a diversidade de olhar para inspirar novas ideias. Crédito da foto: Divulgação

 

Desenvolvimento colaborativo

Todos os produtos da Fiat Chrysler Automóveis são desenvolvidos de forma colaborativa pelos times globais. A equipe multidisciplinar, formada, por exemplo, por designers, engenheiros, sociólogos, psicólogos, entre outros, do Design Center Latam mantém intensa rotina de intercâmbio. Ela interage com os polos de desenvolvimento da FCA na América do Norte, Europa e Ásia. Os profissionais brasileiros fazem imersões nos estúdios da FCA no exterior e vice-versa. Portanto, essas interações permitem a diversidade do olhar para a inspiração de novas ideias.

Além do espaço amplo e integrado, o novo Design Center traz como diferencial a tecnologia. O laboratório de User Experience (UX) possui simuladores, desenvolvidos especialmente para testar a usabilidade de soluções de interfaces e conectividade. Igualmente, favorece a percepções do design interno e externo dos veículos.

FCA inaugura Design Center para todas as marcas do grupo
Alguns simuladores foram desenvolvidos especialmente para testar a usabilidade de soluções de interfaces e conectividade. Crédito da foto: Divulgação

 

Desenvolvido em parceria com o Polo Tecnológico de Campinas, o simulador cria ambiente que representa de maneira realista variadas condições de direção. Dessa maneira, a interação com o trânsito, como ultrapassagem de carros e a presença de pedestres, é sincronizado aos sinais do veículo. Isso inclui, por exemplo, aceleração e freada, por meio de Inteligência Artificial. Tudo é sob medida para que os testes de usabilidade de instrumentos e sistemas de infotainment ocorram em ambiente próximo ao real.

Simulador de realidade virtual

Outra ferramenta do UX Lab é o simulador em realidade virtual, para avaliar acabamentos interno e externo, como cores e texturas. Essa ferramenta é bastante utilizada na fase inicial dos projetos, antes da construção dos modelos físicos.

FCA inaugura Design Center para todas as marcas do grupo
O Design Center Latam da Fiat Chrysler possui equipamentos inéditos no Brasil. Crédito da foto: Divulgação

 

Além do UX Lab, o Design Center conta com a Sala Virtual. Esta possui como diferencial o projetor laser, de tecnologia avançada. Com o novo equipamento, são projetados em excelente resolução o veículo em tamanho real e os detalhes específicos de textura. Por fim, integrado à Sala Virtual e ao UX Lab, o Showroom é o espaço onde ocorrem as apresentações. Nele são visualizadas desde as várias fases dos projetos em desenvolvimento até à aprovação final.

Confira mais detalhes sobre o Design Center Latam nas redes sociais. (Adalberto Vieira)

Comentários