Motor

Fiat Centoventi, um elétrico que pode ser configurado pelo dono

O comprador pode escolher entre 4 tetos, 4 para-choques, caracterizações externas e calotas
Fiat Centoventi, um elétrico que pode ser configurado pelo dono
O Fiat Centoventi quer marcar época como carro elétrico acessível e “descolado”. Crédito da foto: Divulgação

O Salão Internacional do Automóvel de Genebra de 2019 foi o local escolhido para a estreia do Fiat Concept Centoventi, o protótipo que expressa a ideia italiana de mobilidade em massa movida a energia elétrica no futuro próximo. É a expressão de uma visão arrojada e democrática do futuro, baseada em 120 anos de história e de experiência no setor daí o nome do conceito que significa “cento e vinte” em italiano que, mantendo a tradição, tem como objetivo romper com o passado e ir mais longe.

 

Tal como nos anos 1950, por exemplo, quando o Fiat 500 deu origem a uma revolução industrial e cultural, superando categorias tradicionais em termos de estética, design e engenharia para se tornar uma obra-prima, contrariando tudo o que até então tinha sido feito na história da indústria automobilística: o primeiro exemplo real de mobilidade acessível ao mercado de massas.

Leia mais  Exposição na Alemanha mostra clássicos da Volkswagen do Brasil

O Fiat Concept Centoventi, na opinião dos fabricantes, é a solução de mobilidade elétrica mais acessível no mercado e uma das poucas a fornecer autonomia realmente válida para longas viagens fora da cidade. Para o conceber e desenvolver, a marca focou nos aspectos mais populares, acessíveis e engenhosos, explorando a veia que produziu carros com interiores incrivelmente modulares e notável personalidade estilística.

Breve descrição

Fiat Centoventi, um elétrico que pode ser configurado pelo dono
O interior do carro é diferente de tudo aquilo que vemos hoje nos automóveis convencionais. Crédito da foto: Divulgação

O Fiat Concept Centoventi é, basicamente, uma “tela em branco” pronta para ser pintada de modo a satisfazer os gostos e as exigências do cliente, em qualquer altura da sua vida ou do seu dia, sem restrições de personalização ligadas ao momento específico da compra. De fato, será produzido apenas numa cor de carroceria, podendo os clientes personalizá-lo utilizando o programa “4U”, com escolha entre 4 tetos, 4 para-choques, 4 calotas e 4 caracterizações externas.

Portanto, tal como modernos dispositivos eletrônicos, este carro pode ser atualizado com a maior liberdade e imaginação em termos de cores, configuração de interiores, configuração do teto, sistema de informação e entretenimento e até mesmo autonomia da bateria. E este é um dos pontos mais fortes do protótipo: os proprietários não têm de esperar por séries especiais ou reestilizações, pois podem mudar seu automóvel conforme entenderem.

Leia mais  Chevrolet Cruze é o primeiro carro a oferecer Wi-Fi a bordo

Torna-se ainda mais revolucionário graças à presença, na altura do lançamento, de 120 acessórios adicionais, criando um modelo de negócio genuinamente novo, bem como uma comunidade de fãs do Fiat Centoventi. Em outras palavras, o Fiat Concept Centoventi é a resposta a uma mudança real no design e no negócio, que personifica o espírito funcional da marca. Simultaneamente, presta homenagem aos seus 120 anos de história com uma abordagem moderna em determinados elementos de estilo tradicionais que marcaram o Panda dos anos de 1980.

O Fiat Concept Centoventi é inspirado no design italiano e personifica o conceito da Fiat “menos é mais”, que significa livrar-se de tudo o que não é necessário e complexo num carro, para oferecer mais espaço às pessoas, mais atenção ao ambiente e à comunidade e ao DNA da marca em termos de valores e estilo.

Leia mais  Economista e publicitário trocam de carreira pela paixão por carros customizados

O carro vem com um conjunto de baterias modulares que oferecem uma grande flexibilidade de uso. Como padrão, o carro vem de fábrica com uma bateria para 100 km. Mas se for necessário maior capacidade, poderão ser adquiridas ou alugadas até três baterias adicionais, oferecendo um aumento de 100 km cada. As baterias extra são instaladas por debaixo do piso do veículo, nas concessionárias. (Da Redação)

Comentários