fbpx
Motor

Fenatran comemora o reaquecimento do segmento de caminhões

Otimistas, marcas apresentam novidades tecnológicas
Fenatran comemora o reaquecimento do segmento de caminhões
A Volkswagen apresentou o E-Delivery, caminhão leve 100% elétrico. Crédito da foto: Adalberto Vieira

 

O 22ª Salão Internacional de Transporte de Cargas (Fenatran), que abriu suas portas ao público na última segunda feira (14) e termina sexta-feira (18), é marcado pela utilização de novas tecnologias no transporte de cargas e pelo reaquecimento do mercado de veículos pesados no País. A mostra que reúne todos os fabricantes de caminhões no Brasil traz as principais novidades que chegarão ao mercado nos próximos dois anos, com ênfase pela utilização de veículos elétricos, GNV, veículos inteligentes e direção autônoma. A feira também reúne fabricantes de implementos rodoviários, sistemas de segurança, serviços, novas tecnologias e autopeças. Realizada no São Paulo Expo, a feira deve atrair 60 mil visitantes.

Fenatran comemora o reaquecimento do segmento de caminhões
A 22ª Fenatran, que termina amanhã deverá receber aproximadamente 60 mil visitantes. Crédito da foto: Adalberto Vieira

 

No último domingo foram realizadas as coletivas para a imprensa especializada, oportunidade em que as montadoras apresentaram as novidades que deverão ganhar as rodovias brasileiras dentro de pouco tempo. A Fenatran ocorre em um período de otimismo entre os fabricantes, pois o mercado de caminhões mostra que está se recuperando da profunda crise que atingiu o setor a partir de 2015.

De acordo com a Anfavea, entidade que reúne os fabricantes, as vendas internas do setor de caminhões deverá crescer 35% este ano. O mercado brasileiro é extremamente importante para os fabricantes de caminhões. É, por exemplo, o segundo mercado mundial da Volvo, já foi o maior mercado mundial da gigante alemã Mercedes-Benz antes da crise de 2015, mas ainda é o mercado mais importante da sueca Scania.

Leia mais  Salão Duas Rodas abre as portas ao público nesta terça-feira

Em 2014 foram vendidos mais de 137 mil caminhões, enquanto que no ano seguinte as vendas caíram pela metade. Até hoje as vendas não atingiram o nível pré-crise. Outra novidade no setor é que a Ford anunciou que está deixando o mercado de caminhões e fechando sua fábrica de São Bernardo do Campo.

Veja as principais novidades da Fenatran 2019, estande a estande:

Volkswagen Caminhões e MAN

Fenatran comemora o reaquecimento do segmento de caminhões
Caminhões da Volkswagen/MAN têm agora transmissão automatizada V-Tronic. Crédito da foto: Adalberto Vieira

 

A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou a nova linha Delivery que agora contam com sistema de transmissão automatizada V-Tronic. Foi apresentado a versão 4X4 da Delivery e o DLX, Delivery Express. Foi apresentada também a nova linha da caminhões Constellation. A maior novidade, entretanto, foi o lançamento do E-Delivery, caminhão de pequeno porte 100% elétrico que chegará ao mercado no segundo semestre de 2020.

DAF

Fenatran comemora o reaquecimento do segmento de caminhões
A DAF mostra um caminhão T680 da Kenworth, empresa do mesmo grupo. Crédito da foto: Adalberto Vieira

 

A empresa apresentou a oficina móvel para socorro de veículos da marca e novos serviços digitais para auxiliar os motoristas. Apresentou também a versão especial do XF 105 e novos modelos off-road. Mostrou também diversas configurações do modelo CF85. Chamou atenção no estande da marca a presença do Kenworth T680, marca do mesmo grupo, um extrapesado vendido na américa do Norte e sem previsão de vir para o Brasil.

Leia mais  Há 40 anos, etanol é alternativa válida para os automóveis

Volvo

Fenatran comemora o reaquecimento do segmento de caminhões
A volvo, que comemora 40 anos de Brasil, levou edição especial do caminhão FH. Crédito da foto: Adalberto Vieira

 

A marca sueca está comemorando 40 anos de presença no Brasil e por isso está lançando uma edição especial do modelo FH, com muitos itens de conforto e segurança. Apresentou em seu estande o Iron Knight, considerado o caminhão mais rápido do mundo e novos serviços conectados para atender os veículos da marca.

IVECO

Fenatran comemora o reaquecimento do segmento de caminhões
A Iveco mostrou a nova família Daily em seu estande. Crédito da foto: Adalberto Vieira

 

A IVECO está apresentando na 22ª Fenatran a nova família Daily, veículos que receberam novo design e aperfeiçoamento nas áreas de tecnologia, conforto e performance. Os modelos da linha chegam com configurações versáteis e que podem ser conduzidos por motoristas com CNH categoria B, sem necessidade de habilitação especializada.

Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz também investiu no segmento de vans e furgões com a nova linha Sprinter que chegam ao mercado com direção elétrica e tela multimídia. Mas o grande lançamento na feira é o novo Actros, o primeiro caminhão da América Latina a substituir os retrovisores convencionais por câmeras. As imagens são reproduzidas no interior do caminhão em retrovisores digitais instalados na cabine e ajudam na segurança do motorista também no período de descanso.

Leia mais  Preço ainda limita venda de carros elétricos no Brasil

Scania

Fenatran comemora o reaquecimento do segmento de caminhões
A Scania apresenta caminhões movidos a gás natural ou biogás. Crédito da foto: Adalberto Vieira

 

A Scania apresenta na Fenatran o modelo AXL, autônomo e sem cabine, conduzido por controle remoto, projetado para atender o setor de mineração. Outro destaque da marca foi a apresentação de caminhões urbanos e off-road movidos a gás. As vendas para esses modelos já estão abertas. Também foi apresentado o futurista modelo NXT, protótipo que pode ser modificado conforme a necessidade urbana e horário. Pode ser utilizado para transporte autônomo de passageiros durante um período e, com a troca de parte da carroceria, recolher lixo reciclável em outro.

PSA – Peugeot Citroën

O grupo de origem francesa apresenta na Fenatran suas vans e furgões das duas marcas. A Citroën mostra a Jumper (furgão) e Jumpy Minibus, para passageiros, enquanto que a Peugeot traz a Exper Minibus e Boxer Minibus. Com esses produtos as marcas do grupo avançam no mercado de veículos comerciais. (Adalberto Vieira)

Comentários