Motor

Chevrolet prepara o novo Onix Sedan ainda camuflado

Modelo foi apresentado no Salão de Xangai e seu lançamento não deverá afetar trajetória do Cobalt
Chevrolet prepara o novo Onix Sedan
A General Motors divulgou imagens de seu novo sedã ainda camuflado. Modelo poderá se chamar Onix Sedan. Crédito da foto: Divulgação

A General Motors prepara o lançamento de uma nova família global de veículos que, segundo o fabricante, deverá surpreender o mercado por seu design inovador e tecnologias inéditas. Os produtos serão destinados a 40 mercados, incluindo países da América do Sul. Haverá modelos específicos para atender as preferências dos consumidores de cada região.

No Brasil, a estreia desta nova família global de veículos acontecerá até o fim do ano, com um sedã equipado com motor turbo, que está sendo desenvolvido para o nosso mercado. Embora o mercado chame este veículo de novo Prisma, a Chevrolet está evitando esse nome e é bem possível que, como no resto do mundo, venha a se chamar Onix Sedan.

O modelo está em exibição no estande da Chevrolet no Salão de Xangai. Trata-se de um sedã um pouco maior que o atual Prisma, preservando o desenho elegante e um amplo porta-malas. O carro terá novos motores, entre eles uma versão turbo.

Chevrolet prepara o novo Onix Sedan
O carro é testado no Campo de Provas de Cruz Alta. Crédito da foto: Divulgação

Carlos Zarlenga, presidente da GM América do sul está otimista com o novo modelo. “Os novos produtos vão surpreender com o máximo em inovação e tecnologias inéditas. O consumidor elegeu a Chevrolet como a marca preferida e continua a dar aos atuais modelos do Onix e do Prisma a liderança absoluta nas vendas. Além disso, o mercado passa por um momento de transformação, o que abre espaço para acrescentarmos novos produtos dentro do mesmo segmento”.

Leia mais  Vencedores e vencidos

A General Motors promete lançar 11 modelos neste ano. O primeiro deles foi o Novo Camaro, que chegou às lojas em fevereiro. Outras novidades aguardam sua vez, como o novo Cruze e o novo Cruze Sport6. A Chevrolet lidera as vendas de automóveis e comerciais leves no Brasil há três anos consecutivos, com quase um quinto dos emplacamentos.

Chevrolet prepara o novo Onix Sedan
A marca promete lançar 11 modelos durante o ano de 2019. Crédito da foto: Divulgação

Nova Família

Com a supervisão do centro de desenvolvimento global de produtos da GM nos Estados Unidos, a nova família de veículos da empresa conta com a participação do time de designers e engenheiros sul-americanos em função da larga experiência no desenvolvimento de carros compactos de sucesso. Aproximadamente 1.800 especialistas de 14 países trabalham no projeto nas diversas instalações de desenvolvimento de produto da GM ao redor do mundo.

“Nosso objetivo é superar as expectativas e inaugurar um novo patamar de qualidade, dirigibilidade e performance com esses produtos em seus respectivos segmentos”, explica o brasileiro Gregório Del Rio, engenheiro-chefe global da nova família de veículos da GM.

Leia mais  Detran começa a identificar e punir ‘recebedores de multas’
Chevrolet prepara o novo Onix Sedan
O Chevrolet Onix Sedan que está sendo apresentado na China. Crédito da foto: Divulgação

Um extenso estudo internacional foi realizado para entender as necessidades dos consumidores de cada região em relação a design, motorização, espaço interno e tecnologias inovadoras, como as de conectividade – território liderado pela Chevrolet.

A diversidade técnica dos times, a utilização maximizada dos laboratórios da companhia ao redor do mundo e a aplicação das mais eficientes ferramentas de desenvolvimento, como os programas avançados de simulação virtual, vão proporcionar este salto significativo”, completa o engenheiro-chefe global da nova família de veículos da GM.

Chevrolet Prisma tem trajetória de sucesso

Chevrolet prepara o novo Onix Sedan
O primeiro Prisma, derivado do Celta, surgiu em 2006. Crédito da foto: Divulgação

O Chevrolet Prisma, nome que parece será renegado pela General Motors na futura geração do modelo, surgiu em 2006, como um derivado do Chevrolet Celta, o carro de entrada da marca à época. Ambos eram construídos sobre a plataforma do primeiro Corsa brasileiro. Seu estilo atraente para a época e o porta-malas generoso colaboraram para o sucesso do modelo. A segunda geração do modelo foi lançada em 2013 e tinha como base o Onix. O carro chegou ao mercado com duas motorizações (1.0 e 1.4) e se tornou em poucos anos o sedã compacto mais vendido do país. No ano passado foram emplacadas 71.785 unidades, o que o colocou como quinto automóvel mais vendido no Brasil.

Leia mais  Fusca sai de linha definitivamente

Em relação ao primeiro modelo, derivado do Celta, foi um salto considerável. O carro ganhou acabamento mais caprichado, uma plataforma moderna e mais espaço. O porta-malas continuou generoso. A última atualização visual do modelo, como a mudança na grade frontal, deixou o carro mais atraente, embora desatualizado em relação aos novos sedãs compactos que chegaram ao mercado como o Hyundai sedã, Volkswagen Virtus e Fiat Cronos.

Chevrolet prepara o novo Onix Sedan
O modelo atual começou a ser produzido em 2013. Crédito da foto: Divulgação

Ao que parece, o nome Prisma vai desaparecer. Talvez a GM queira transferir o prestígio do Onix, o carro mais vendido no País para o novo modelo, ou apagar a lembrança da origem humilde do carro. (Da Redação, com informações do fabricante)

Comentários