Motor

Chevrolet Equinox estreia versão com motor 1,5l turbo

Novo motor chega com a série especial Midnight do modelo
Chevrolet Equinox estreia versão com motor 1,5l turbo
O motor 2.0l turbo equipa ainda a versão Premier. Crédito da foto: Divulgação

O Chevrolet Equinox, que até agora era vendido no Brasil com motor 2.0 turbo de 262 cv, passa a oferecer na linha 2020 mais uma opção de motorização, a 1.5l turbo destinado ao consumidor mais preocupado com eficiência energética. O novo propulsor do SUV médio estreia na versão especial Midnight. O motor 2.0 será, a partir de agora, estará presente somente na versão Premier, a mais sofisticada do modelo.

O Equinox Midnight tem acabamento interno e externo diferenciado, todo escurecido em que a cor preta predomina. Aparece na pintura da carroceria, na grade frontal, nas máscaras das luzes auxiliares, nas rodas aro 19. Os tons metálico, brilhante e fosco se misturam para tornar o conjunto mais harmonioso. Até a gravata Chevrolet recebeu cobertura diferenciada. Já o conteúdo é baseado no da versão LT, com destaque para o banco do motorista com ajuste elétrico, ar-condicionado “dual zone” e faróis de xenônio.

O novo motor 1.5 Turbo está disponível também para a versão topo de linha Premier, que soma diversos itens de segurança, como sistemas autônomos de detecção de pedestre com auxílio de frenagem e de permanência na faixa – com alerta tátil no banco. Teto solar elétrico panorâmico, sistema de som premium, partida por controle remoto e acionamento da tampa do porta-malas por sensor de movimento fazem parte dos itens de conveniência. Já a tração integral (AWD) com assistente de declive é outra exclusividade da versão, ofertada também na configuração 2.0 Turbo.

Leia mais  Várias marcas alteram prazos de revisão

Performance e eficiência

Chevrolet Equinox estreia versão com motor 1,5l turbo
O propulsor 1.5l tem média de consumo 8,3% menor do que o 2.0l. Crédito da foto: Divulgação

O Equinox é atualmente o veículo de passeio mais vendido da Chevrolet no mundo, enquanto as configurações 1.5 Turbo representam cerca de dois terços do mix global em virtude do balanço entre performance e eficiência energética que este motor oferece. No Brasil, o Equinox 1.5 Turbo desenvolve 172 cavalos de potência e 27,8 kgfm de força, números superiores aos dos principais rivais. O SUV de médio porte da Chevrolet se destaca ainda em performance. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 9,2 segundos.

Além de surpreender pela agilidade no trânsito, o Equinox 1.5 Turbo também chega como referência em economia. De acordo com dados do Inmetro, o modelo percorre com gasolina no tanque 11,7 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade médias até 8,3% melhores que o modelo 2.0 Turbo, que é equipado com transmissão automática de nove marchas de trocas rápidas e bastante suaves.

A linha 2020 do Equinox estreia nas concessionárias da Chevrolet a partir do início do próximo ano em quatro configurações, divididas em três níveis de acabamento (LT, Midnight e Premier), duas opções de motorização (1.5 Turbo e 2.0 Turbo) e duas de tração (FWD e AWD).

Leia mais  Novo Tracker: muita tecnologia e novos motores

Desenho robusto

Chevrolet Equinox estreia versão com motor 1,5l turbo
O motor 1.5 l turbo que equipa o Chevrolet Equinox Midnight rende 172 cv de potência. Crédito da foto: Divulgação

O Equinox é um utilitário esportivo caracterizado por um design atlético, robusto e refinado, com o conforto e funcionalidades condizentes com sua proposta predominantemente urbana e familiar. São 4.652 mm de comprimento, 1.843 mm de largura e 1.697 mm de altura. Destaca-se o excelente espaço interno. Tanto que o entre-eixos de 2.725 mm é um dos maiores e o mais bem aproveitados de todo o segmento, permitindo acomodar confortavelmente até cinco ocupantes com bagagens.

A sensação de amplitude é potencializada pelo teto solar panorâmico e pela disposição dos elementos, pensados para a máxima ergonomia e funcionalidade. O painel frontal, por exemplo, é desassociado do console central, trazendo mais conforto e espaço.

O volume de carga máxima do Equinox pode variar de 468 litros até 1.627 litros, dependendo da configuração dos bancos. O traseiro, aliás, pode ser rebatido por meio de uma funcional alavanca localizada na parede lateral direita do compartimento de carga, criando uma superfície plana, facilitando assim a acomodação de itens compridos. O porta-malas conta ainda um porta-objetos subterrâneo de 79 litros, que possibilita separar fisicamente diferentes tipos de carga.

Leia mais  Ranger Storm, uma picape com sede de aventura
Chevrolet Equinox estreia versão com motor 1,5l turbo
O Equinox é bem equipado e tem bom acabamento interno. Crédito da foto: Divulgação

Além dos porta-objetos tradicionais que a maioria dos SUVs oferecem, o Equinox conta com um local para acomodar um pequeno guarda-chuva no console da porta do motorista.

O Equinox é a vitrine tecnológica da Chevrolet no Brasil e o modelo mais completo em sua categoria em relação a conforto, segurança, desempenho e conectividade. (Da Redação)

Ficha técnica do Equinox Midnight

Chevrolet Equinox estreia versão com motor 1,5l turbo
O preto predomina. Está na grade frontal, rodas e interior. Crédito da foto: Divulgação

Motor – Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 1.5l, 16V, turbo, injeção direta de combustível
Potência – 172 cv a 5.600 rpm
Torque – 27,8 kgfm a 4.500 rpm
Câmbio – Automático de 6 velocidades com opção Active Select, tração integral
Direção – Elétrica progressiva (EPS)
Suspensão – Independente do tipo McPherson, com barra estabilizadora (dianteiro) e independente 4-link (traseiro)
Freios – Sistema de freios com ABS, distribuição de frenagem (EBD) e assistência de frenagem de urgência (PBA). A disco na dianteira e na traseira
Pneus – P235/50 R19
Dimensões – Comprimento – 4,65 metros
Largura – 1,84 metros
Altura – 1,69 metro
Entre-eixos – 2,72 metros
Tanque – 59 litros
Porta-malas – 468 litros; com a segunda fileira de bancos rebatida, 930 litros
Peso – 1.551 kg

Comentários