fbpx
Motor

Chevrolet Cruze é o primeiro carro a oferecer Wi-Fi a bordo

Modelo traz ainda alerta de colisão frontal e alerta de ponto cego
Chevrolet Cruze é o primeiro carro a oferecer Wi-Fi a bordo
O Cruze Premier traz um pacote de tecnologia bastante diferenciado. O Wi-Fi permite a conexão de até 7 dispositivos. Crédito da foto: Divulgação

 

A Chevrolet apresentou a linha Cruze 2020. A versão topo de linha, a Premier, traz, além de novas tecnologias, um inédito sistema de Wi-Fi a bordo para até sete dispositivos. Os equipamentos estarão disponíveis tanto na versão sedã como no Sport 6, a versão hatch do modelo.

O Cruze, modelo que evoluiu muito nos últimos anos em termos de motorização e equipamentos, não é o que se pode chamar de sucesso de vendas. Afinal de contas, nos sete primeiros meses deste ano, foram vendidas somente 10.504 unidades do carro fabricado na Argentina na versão sedã. O montante coloca o modelo em 37º lugar entre os mais vendidos no levantamento da Fenabrave. Porém, a versão Sport6, um hatch elegante, sequer aparece na relação dos 50 mais vendidos da entidade que reúne os concessionários do Brasil

Por outro lado, a introdução de novas tecnologias e, principalmente, o Wi-Fi poderão animar um pouco as vendas.

Chevrolet Cruze é o primeiro carro a oferecer Wi-Fi a bordo
O sistema MyLink utilizado no Cruze é de nova geração. Crédito da foto: Divulgação

 

Tecnologia inclusiva

O primeiro carro com Wi-Fi a bordo do Brasil usa tecnologia exclusiva da Chevrolet que proporciona conexão automática de alta velocidade para até sete dispositivos simultaneamente. Além disso, cria a possibilidade de serviços conectados na tela do veículo, entre outras vantagens.

A Chevrolet aposta nesse equipamento, já que as pesquisas apontam que o brasileiro é um dos mais conectados do mundo. Não só por isso, mas também porque, no País, se passa, em média, duas horas e meia por dia no trânsito.

Leia mais  Chevrolet Spin passa por face-lift e ganha visual mais atualizado

 

Além de não precisar usar o plano de dados de seu smartphone para acessar a internet, o usuário do Cruze Premier ainda tem à disposição uma intensidade de sinal até 12 vezes maior em deslocamentos. Isso acontece devido ao sistema de amplificação da antena do veículo. De acordo com a montadora, o posicionamento do equipamento no teto também contribui para reduzir a perda de sinal proveniente de áreas de “sombra”. Esse é o nome que sedá aos fenômenos que atrapalham a conexão.

Surpreendentemente, quanto maior a velocidade de deslocamento, maior é a percepção da estabilidade de sinal que se tem a bordo do Chevrolet com Wi-Fi. Para utilizar o sistema Wi-Fi, o pacote mais barato é o de 2GB, com custo mensal de R$ 30. É o suficiente para garantir navegação e ter música a bordo.

Sistema Wi-Fi nativo

No caso do Cruze Premier, o sistema de internet Wi-Fi é nativo. Ou seja, faz parte da arquitetura eletrônica do veículo, permitindo assim melhor funcionamento. Da mesma forma, proporciona nível máximo de segurança cibernética. No futuro, permitirá acesso a serviços conectados na tela do painel, como aplicativos que já existem hoje para smatphones.

O sistema multimídia MyLink do Cruze Premier é de nova geração. Significa que tem melhor resolução gráfica para a tela de 8 polegadas, mais velocidade de processamento e novas funcionalidades.

Chevrolet Cruze é o primeiro carro a oferecer Wi-Fi a bordo
O interior tem acabamento caprichado e agradável. Crédito da foto: Divulgação

 

A nova configuração topo de linha do Cruze traz ainda atualizações visuais que o deixaram com muito mais personalidade. Analogamente, o acabamento interno está mais sofisticado, com destaque para os revestimentos premium em preto e castanho.

Um botão desabilita o sistema Stop/Start (que desliga temporariamente o motor em paradas de semáforos, por exemplo, para economizar combustível). Outro diferencial é a câmera de ré de alta definição.

Alista de novos equipamentos inclui sistema de frenagem automática de emergência com detecção de pedestres. Ademais, o modelo é equipado com motor turbo e transmissão automática de série. Traz ainda sistema de alerta de colisão frontal com detecção de pedestres, alerta de ponto cego e assistente de permanência em faixa.

Leia mais  Chevrolet Tracker ganha versão especial Midnight

 

Novo visual

Chevrolet Cruze é o primeiro carro a oferecer Wi-Fi a bordo
O Cruze sedã e Sport6 ganharam novas lanternas em LED, o que deixou o modelo com a carroceria hatchback ainda mais elegante. Crédito da foto: Divulgação

 

O Cruze 2020 incorpora alterações estéticas que o alinham com a mais recente linguagem de design global da marca norte-americana. Na parte frontal o carro traz novos para-choques, luzes auxiliares e grade. A gravata Chevrolet ficou mais centralizada e ganhou destaque posicionada sobre uma moldura cromada que divide as duas entradas de ar.

As grades trazem novos elementos estéticos internos, alusivos à tecnologia. No sedã, a peça imprime um ar mais sóbrio e refinado pelo efeito dos filetes cromados. Já na configuração Sport6, o que mais chama a atenção são os apliques customizados nas extremidades do para-choque. Neles estão acomodadas as luzes auxiliares, conferindo um aspecto mais agressivo.

As rodas aro 17 da versão Premier são exclusivas e trazem acabamento diamantado na superfície e pintura escurecida na parte interna. Na traseira, a novidade fica por conta das lanternas. Elas agora extrapolam o limite da carroceria criando um interessante efeito 3D. As lentes acrílicas e a disposição dos elementos internos também foram retrabalhadas para receber uma nova assinatura luminosa em LED.

Acabamento refinado

Chevrolet Cruze é o primeiro carro a oferecer Wi-Fi a bordo
A Ford não informou ainda qual a motorização do modelo que chegará ao Brasil. Crédito da foto: Divulgação

 

O acabamento interno do Cruze ficou mais refinado. Os revestimentos de painéis, bancos, volante e até o teto apresentam uma combinação das cores preto e castanho inspirados em veículos de alto luxo. Além de suaves ao toque, esses materiais trazem costuras pespontadas nos assentos e nos apliques que deixam o ambiente mais sofisticado.

Leia mais  O Chevrolet Bolt começa a ser vendido em outubro

 

À noite, os LEDs do painel e o novo grafismo do computador de bordo digital no centro do quadro de instrumentos criam uma atmosfera especialmente aconchegante. Para combinar com o interior preto e castanho o fabricante criou duas novas opções de cores: o marrom Capuccino e Azul Eclipse.

O modelo traz ainda sistema de estacionamento semiautônomo, acionamento por controle remoto para prévia climatização da cabine. Além disso, o sistema de som de alta definição é outro destaque. Os bancos do motorista têm acionamento elétrico.

Os preços do modelo, inclusive da versão Premier, que substitui a LTZ como topo de linha, só serão divulgados quando o modelo chegar nas concessionárias, em setembro. (Adalberto Vieira)

Comentários