Motor

Chega segunda geração da Fiat Strada

Modelo é totalmente novo e tem qualidades para manter o modelo na liderança do segmento
Chega segunda geração da Fiat Strada
A novidade da nova Fiat Strada é a a versão com cabine dupla e quatro portas, homologada para transportar cinco pessoas. Crédito da foto: Divulgação

Depois de adiar seu lançamento no Brasil por conta da pandemia do novo coronavírus, a Fiat finalmente lançou — em evento transmitido pela internet — a segunda geração da Fiat Strada, líder de vendas de seu segmento há duas décadas. É um produto totalmente novo e reúne qualidades para manter o posto por vários anos.

A Fiat, que foi pioneira no lançamento de uma picape compacta derivada do Fiat 147, se especializou como fabricante de picapes para diversos tipos de uso por conta da robustez, confiança e custo-benefício de seus produtos. As picapes Fiat atendem principalmente quem precisa de um veículo para o trabalho, mas entrega também versões bastante sofisticadas e confortáveis para uso da família e para o lazer. A maior novidade da nova Strada é a versão cabine dupla com quatro portas, homologada para transportar cinco passageiros.

Chega segunda geração da Fiat Strada
As versões superiores usam o motor 1.3l Fireflay. Crédito da foto: Divulgação

A nova Strada chama a atenção pelo design ousado, claramente inspirado na irmã mais velha, a Toro, que recebeu prêmios internacionais pela sofisticação e originalidade de seu desenho. Com influência italiana, para ser funcional e emocional ao mesmo tempo, todo o design da nova picape foi desenvolvido no FCA Design Center Latam do Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG). Sua forte presença é marcada por uma frente elevada, com destaque para os faróis de LED afilados com luzes DRL (Daytime Running Light). O conjunto ótico produz 1.700 lúmens, cerca de 20% mais luminosidade que seu principal concorrente. Ainda na dianteira, a grade imponente abriga o logo script da marca no centro da peça e traz o discreto e elegante Fiat flag, que compõe a nova identidade visual que os carros da fabricante receberão daqui para frente. O capô vincado sugere a força e a robustez que caracterizam o veículo.

Leia mais  Ford traz o Territory, o SUV made in China

Todo seu desenho exclusivo prossegue por uma linha de cintura ascendente, que destaca vigorosas caixas de rodas quadradas e laterais esculpidas. Na traseira, as lanternas funcionam como uma assinatura do modelo. No conjunto, o design confere à Nova Strada uma impressão visual de presença muito marcante.

Tudo novo

Chega segunda geração da Fiat Strada
A picape com cabine Plus tem maior capacidade de carga. Crédito da foto: Divulgação

A total renovação da Nova Strada 2021 começa com a plataforma MPP, dedicada exclusivamente ao desenvolvimento da nova picape. Por meio da plataforma MPP, também foi possível abrigar uma nova suspensão dianteira e traseira pensando na melhoria do conforto e da dirigibilidade do veículo. Há novas molas, amortecedores e geometria, além de novas travessa de suspensão e barra estabilizadora na dianteira, e novo eixo traseiro.

Agora a Nova Strada tem maior altura do solo (de até 214 mm). Os ângulos de entrada (de até 24º) e saída de obstáculos (até 28º) estão entre os melhores da categoria. Além disso, o novo posicionamento da suspensão traseira permitiu maior vão de carga na caçamba entre as picapes da categoria: os 1.059 mm entre as torres no compartimento de carga facilitam muito a acomodação de grandes volumes em sua grande caçamba: são 844 litros na cabine dupla e 1.354 litros na Cabine Plus. A capacidade de carga também vai além e varia de 650 kg na versão para cinco ocupantes para até 720 kg na configuração de entrada. A movimentação de carga agora é facilitada pela tampa traseira, que teve seu peso de manuseio amortecido em 60% por um novo sistema de mola sem perder robustez, já que suporta cargas de até 400 kg.

Muita tecnologia

Chega segunda geração da Fiat Strada
A nova Strada é vendida em três versões de acabamento. Crédito da foto: Divulgação

A moderna plataforma MPP permite uma arquitetura com equipamentos sofisticados. Como itens de série em todas as versões, a Nova Strada recebeu, entre outros recursos, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e controle de tração avançado E-Locker (TC+), um sistema voltado para situações de off-road leve, que auxilia em manobras do veículo que se encontra em terreno escorregadio e com a roda patinando.

Leia mais  BMW Série 3 chegou ao mercado há 45 anos

As versões Endurance são equipadas com o motor 1.4 Fire, que gera potência de 88 cv a 5.750 rpm (etanol) e 85 cv a 5.750 rpm (gasolina). Seu torque é de 12,4 kgfm com gasolina e 12,5 kgfm com etanol, ambos a 3.500 rpm.

A partir da versão Freedom, a Nova Strada dispõe de direção com assistência elétrica, sensor de pressão dos pneus, volante multifuncional, retrovisores elétricos, quadro 3,5” de TFT, capota marítima e, entre outros itens, rodas de liga leve, impulsionadas pelo moderno motor 1.3 Firefly de quatro cilindros, com 109 cv de potência a 6.250 rpm e 14,2 kgfm de torque (etanol); com gasolina, são 101 cv a 6.000 rpm e torque de 13,7 kgfm a 3.500 rpm. (Adalberto Vieira)

Confira como ficaram os preços da linha 2021 da Nova Strada:

Endurance Cabine Plus 1.4 Fire MT5 – R$ 63.590
Endurance Cabine Dupla 1.4 Fire MT5 – R$ 74.990
Freedom Cabine Plus 1.3 Firefly MT5 – R$ 69.490
Freedom Cabine Dupla 1.3 Firefly MT5 – R$ 77.990
Volcano Cabine Dupla 1.3 Firefly MT5 – R$ R$ 79.990

Comentários