Buscar no Cruzeiro

Buscar

Plástico e os danos da má gestão de resíduos

05 de Junho de 2019 às 10:57

A formação de ilhas de plásticos, ingestão e envenenamento em animais são efeitos do mau gerenciamento dos resíduos. Foto: Fábio Rogério (23/7/2014)

O plástico tornou-se tão útil na vida moderna pela sua praticidade e resistência, a ponto de ser encontrado por todos os lados. A ampla presença do material em produtos do nosso cotidiano, associada à má gestão dos resíduos, têm contribuído para uma poluição sem precedentes no meio ambiente.

O Brasil, por exemplo, é o 4º maior gerador de resíduos plásticos do planeta, com 11,3 milhões de toneladas anuais, segundo dados do Banco do Mundial. De todo este montante, nosso País recicla apenas 1,28% do total de resíduo plástico gerado, e ainda descarta sem qualquer tipo de tratamento, mais de 2,4 milhões de toneladas.

[irp posts="127366" ]

 

Esta disposição inadequada dos resíduos plásticos ao redor do mundo, causa inúmeros efeitos nocivos ao meio ambiente, sendo entre eles o mais estudado, a contaminação das águas dos oceanos por detritos deste material, que chega a 3 milhões de toneladas por ano. Um estudo divulgado durante o Fórum Econômico Mundial em Davos desse ano previu que, em 2050, o oceano terá mais plástico que peixes. Os plásticos têm altos índices de absorção de poluentes e substâncias tóxicas e podem sofrer alteração com a exposição aos raios ultra violetas e a água salgada, juntando-se ao plâncton. Sendo assim, um peixe ou qualquer tipo de animal marinho que se alimente desses materiais, corre o risco de contaminação e, por consequência, nós também estamos expostos à este risco. Problemas como formação de ilhas de plásticos nos oceanos, asfixia, ingestão e envenenamento em animais marinhos, também são resultantes da presença de resíduos plásticos nos oceanos.

Felizmente, existem grandes iniciativas que já estão ajudando a controlar a quantidade de resíduos plásticos que chegam aos oceanos, como a Alliance to End Plastic Waste, cujas ações são exemplo de como toda a cadeia de valor de plásticos, pode trabalhar em conjunto para ajudar a eliminar o resíduo plástico no meio ambiente.

O resíduo plástico é definitivamente o problema do nosso século e traz consigo um grande desafio, mas que certamente será vencido quando todos tiverem consciência de sua responsabilidade individual enquanto geradores de resíduo.

Liziane Eymael - Bióloga e Gerente Comercial Veolia Brasil