SOROCABA E REGIÃO

Polícia alerta para novo 'golpe do motoboy' em Sorocaba


A Polícia Civil de Sorocaba alerta para um golpe que estaria sendo realizado contra idosos da cidade, o "golpe do motoboy". De acordo com as investigações, que seguem pelo 3º DP, seriam ao menos oito casos no município, em aproximadamente dois meses, sendo que as vítimas teriam sofrido prejuízos entre R$ 2 mil a R$ 5 mil.

Segundo a delegada Veraly Ferraz, as vítimas recebiam ligações de pessoas que se identificavam como funcionárias de instituições bancárias que haviam detectado transações suspeitas. Sob esse pretexto, solicitavam dados pessoais e inclusive a senha da vítima. Então afirmavam que um motoboy iria até a residência para retirar o cartão da vítima.

Um suspeito aparecia no local rapidamente e cortava o cartão, supostamente inutilizando-o. Contudo, ele deixava intacta a parte do chip. Com isso, seria possível remendar o dispositivo. Ele então fazia compras com o cartão, em estabelecimentos da cidade. As câmeras de segurança de um dos locais flagraram quando o homem fazia uso de cartão de um dos alvos do golpe. As vítimas teriam identificado o suspeito, de 19 anos, que não tem passagens policiais anteriores. A polícia ainda tenta localizar o homem.

Em alguns casos, munido dos dados dos idosos, ele ainda cancelaria o plano de celular da vítima, dificultando que obtivessem ajuda imediata. As investigações continuam e a polícia busca determinar a fonte dos dados utilizados para ter acessos às vítimas - provavelmente algum banco cadastral. Ainda espera-se também identificar a ação de outros envolvidos, pois uma voz feminina fazia algumas das ligações. O jovem é suspeito de estelionato, que quando aplicado a idosos têm agravante de pena, prevendo até dez anos de prisão.

O alerta da polícia é para que os idosos tenham cuidado com esse tipo de golpe. "Nenhuma agência bancária encaminha funcionários para buscar cartões em residências. Se tiver algum problema, alguma dúvida, se dirija até a agência bancária e procure o gerente", diz a delegada.

A Polícia Civil de Sorocaba solicita que todos aqueles que tenham informações sobre o caso ou o paradeiro do suspeito entrem em contato pelos números 3234-2111 e 3211-3999 do 3º DP. Ou ainda pelos número 181 e 197 da polícia.