INFORMAÇÃO LIVRE

Portal da Transparência


Começou com elegância a apresentação/explicação do Portal da Transparência da Prefeitura. O secretário de Comunicação, Eloy de Oliveira, ao fazer a saudação aos presentes citou nominalmente o repórter do Cruzeiro do Sul, Marcel Scinocca, como um dos que procuraram as informações no Portal e tinham questionamentos da maneira como se apresentavam as informações e passaram essas dúvidas à Secom.

Não largou o osso

A assessoria de Imprensa do Senado informou que o senador José Medeiros (Podemos-MT) continua senador no exercício do mandato.

Uma funcionária do gabinete confirmou que ele foi cassado na semana passada, por medida judicial, porém entrou com recurso no TSE e esta medida o mantém no mandato até o julgamento do recurso. A assessoria do Senado complementa que posses em cargo ocorrem somente no plenário da instituição e isto não ocorreu em relação ao sorocabano Paulo Pereira Fiúza Filho, que seria seu substituto e primeiro senador da nossa terrinha.

VLT: sai ou não sai?

Sem nem ter implantado ainda o sistema do BRT na cidade, a Prefeitura de Sorocaba afirmou, em resposta ao requerimento feito por vereador, que o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) será entregue ainda no governo Crespo, em agosto de 2020. O projeto do VLT foi uma das principais propostas para o transporte em Sorocaba, porém até o momento pouco se viu no sentido de tirá-lo do papel. Entretanto, a Prefeitura de Sorocaba afirma que o VLT será implantado com investimento privado em regime de concessão. Porém, o próprio governo Crespo admite que até o momento não há grupos interessados em razão de ainda não haver resultado para os estudos de viabilidade do projeto.

Na primeira etapa do projeto, o VLT estaria pronto para operar no trecho entre George Oetterer e Centro, num total de cerca de 13 quilômetros de extensão. Após os questionamentos, foi publicado no Jornal do Município da última terça, o edital de chamamento público para empresas interessadas em apresentar estudo de modelo para implantação, operação e manutenção do sistema de VLT, além de reurbanização da faixa ferroviária e entorno.

Merenda indigesta

Em despacho que decidiu sobre conflito de atribuição em representação da Corregedoria-Geral do Município de Sorocaba, o procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Gianpaolo Poggio Smanio, citou "evidência de fraude à licitação e de dano ao erário com efetiva participação de agentes públicos, por condutas comissiva ou omissiva, dolosa ou culposa para a concretização de irregularidades" nos contratos da merenda de 2016. Ele afirmou que os dois casos, ou seja, as possíveis irregularidades apontadas em 2017 e 2016, são conexas, por isso, deveriam ficar com o mesmo promotor. Com isso, a investigação de 2016 ficará a cargo do promotor Marcelo Sigari Moriscot, que já promoveu ação civil pública pelos problemas apontados em 2017.

Será que agora vai?



 - ERICK PINHEIRO / ARQUIVO JCS (5/6/2018) - ERICK PINHEIRO / ARQUIVO JCS (5/6/2018)


O secretário Estadual de Cultura de São Paulo, Romildo Campello, esteve na manhã de ontem na Câmara Municipal de Sorocaba, durante a sessão ordinária, quando recebeu dos parlamentares o Diploma de Visitante Ilustre e anunciou a revitalização do prédio do Fórum Velho, antiga Oficina Grande Otelo.

O secretário -- que esteve acompanhado do secretário municipal de Cultura e Turismo, Werinton Kermes, e do chefe de Gabinete do Executivo, Alexandre Robim -- disse que veio à cidade para receber um protocolo de intenção da Prefeitura de Sorocaba e de empresários para a reforma do prédio de propriedade do Estado de São Paulo, localizado na praça Frei Baraúna. O anúncio foi comemorado pelos parlamentares, que lembraram o estado de degradação do prédio histórico e tombado. O patrimônio público vem sendo utilizado por usuários de drogas e moradores em situação de rua. Os vereadores também ressaltaram a dificuldade em se encontrar uma solução para o abandono do local.