CULTURA

Espetáculo une leitura e música no palco do teatro municipal


Um show musical teatralizado, com a transformação de contos e crônicas em música, será apresentado nesta sexta-feira (10), às 20h30, no Teatro Municipal Teotônio Vilela, pelo jornalista e compositor Nélson Itaberá. A entrada é gratuita e os ingressos deverão ser retirados com uma hora antecedência na bilheteria do teatro. O TMTV está localizado na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, s/nº, no Alto da Boa Vista.

Com roteiro inusitado, que faz o público refletir sobre seu modo de vida, os planos, os conflitos internos, Itaberá e sua banda, composta por de 11 músicos e uma trupe de 18 integrantes, propõe uma viagem sonora e emocional através da relação entre canções e contos, crônicas e prosa.

O espetáculo é realizado por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC ICMS) da Secretaria Estadual de Cultura, com apoio da Secretaria de Cultura de Sorocaba (Secultur) e integra o projeto "Literatura cantada na estrada", de autoria de Nélson Itaberá, autor de quatro CDs autorais com MPB, samba, jongo e baião, e do livro que originou a pesquisa sobre a relação entre palavras e sons, sílabas e notas musicais e sobre a identidade cultural brasileira a partir da música. "O espetáculo tem teatralização. Montamos uma sala de leitura no palco que interage o tempo todo com a banda. Tem intervenção teatral, um contador de histórias e estórias dos capítulos que fazem a música interagir com contos e crônicas. Queremos também propor que o público mergulhe em seus pensamentos, faça reflexões ao longo do roteiro", afirma o idealizador do projeto.

Segundo Itaberá, o show é voltado a jovens e adultos que gostam de música popular brasileira. As canções, por sua vez, são usada como "ponte" para a literatura, onde o roteiro das músicas dialogam com textos interpretados em contos e crônicas no palco. "É um show intimista, que percorre diferentes universos sonoros da nossa riquíssima MPB. Mas é um espetáculo para jovens e adultos que propõe abrir o coração de cada um para se emocionar, para reflexão sobre nossos dias, nossos planos", define.

Antes da apresentação musical, às 19h, também no TMTV, Itaberá e seu grupo conduzirão um encontro com estudantes, educadores, alunos de música, universitários e escritores para discutir o conceito do projeto e a pesquisa que o originou, sobretudo a proximidade entre sílaba e nota musical e de que forma esses conceitos estão sendo aplicados em seu projeto. Para participar, basta comparecer ao teatro.