CULTURA

Banda The Kinks anuncia o lançamento de novo álbum


 Após 22 anos desde o rompimento, o músico Ray Davies anunciou, na segunda (25), a reunião da banda britânica The Kinks, criada por ele e o irmão, Dave.

Davies disse que uma experiência recente no estúdio com Dave e Mick Avory, ex-baterista da banda, levou o grupo a resolver problemas do passado. Eles estão produzindo um novo álbum dos Kinks.

"Dave e Mick nunca se deram muito bem. Mas consegui fazê-los se acertar no estúdio e cabe a mim, agora, incentivá-los a tocar cada vez mais", contou Davies ao Channel 4, emissora do Reino Unido. Ele disse que espera conseguir recuperar os momentos de conexão e sucesso da banda.

O grupo, criado em 1964 por Ray (voz, guitarra), Dave (voz, guitarra), Avory (bateria) e o baixista Peter Quaife, se separou no fim dos anos 1990 após o fracasso comercial dos últimos álbuns, além do agravamento de tensões criativas entre os membros. Mick Avory havia deixado os Kinks em 1984. O último show da banda aconteceu em 1996.

Segundo Davies, a iniciativa de reunir os Kinks foi inspirada pelos Rolling Stones, que no início do mês finalizaram uma turnê bem-sucedida pela Europa. Ele disse que considera inspirador o sucesso da carreira de Mick Jagger até hoje.

"Tenho muitas músicas que escrevi para a banda quando -não terminamos [a relação]-, mas nos separamos, e acho que agora é um bom momento para tocá-las", afirmou Davies.

Questionado sobre a chance de o anúncio significar o retorno definitivo dos Kinks, ele disse que, "oficialmente, estamos de volta... No bar, mais tarde".