SOROCABA E REGIÃO

Fiéis prestam homenagem a Santo Antonio


Em comemoração ao dia de Santo Antonio, considerado o santo casamenteiro, a Paróquia de Santo Antonio, que fica no bairro Árvore Grande, em Sorocaba, realizou nesta quarta-feira (13) a tradicional venda do bolo, além da realização de seis missas em homenagem à data. Na igreja também é tradicional a venda do bolo de Santo Antônio. Diz a tradição popular que quem achar uma medalha do santo casamenteiro no pedaço do bolo se casará em breve. Pouco antes das 12h, mais de 30 pessoas aguardavam em uma fila para levar o bolo de Santo Antonio para casa.

Segundo os organizadores, um total de 87 bolos, cada um pesando 55 quilos, com 3,8 mil medalhas do santo casamenteiro foram produzidos, o que representa cerca de cinco toneladas de bolo. O pedaço é vendido a R$ 3. Nas missas, no encerramento da celebração também é costume a distribuição de pães benzidos por Santo Antonio.

Apesar da fila, vários fiéis esperaram para comprar um pedaço do bolo e assim, quem sabe, conseguir um bom casamento. Foi o que fez pela terceira vez a analista de contratos Lídia Ribeiro de Almeida, 31 anos, que levou bolo para casa. Ela conta que está solteira e quer arrumar um namorado para se casar. Além disso, ela afirma que é devota do santo, e que já esteve na cidade dele, em Pádua, na Itália, e ficou emocionada quando viu a imagem verdadeira de Santo Antonio. "Sou devotada de Santo Antonio e quem sabe ele me ajuda a conseguir um casamento", brinca.

Já a estudante de psicologia, Daniele Ciol, 32 anos, disse que há mais de 10 anos participa da missa e compra o bolo no dia do santo. Segundo ela, é costume da família participar das homenagens a Santo Antanio. "Estou solteira e quero arrumar um namorado para me casar", acredita.

A Paróquia de Santo Antonio ainda terá missas ao longo dia, às 15h, às 17h e às 19h. Na missa das 12h, os fiéis lotaram a igreja para pagar promessas e também fazer novos pedidos e agradecimentos ao santo.