CULTURA

Mostra Brasil Afro de fotografia abre hoje


Hábitos, costumes e diferentes manifestações da cultura afro-brasileira são retratadas em 60 fotografias que compõem a Mostra Brasil Afro, que será aberta nesta terça-feira (15) e poderá ser vista gratuitamente até dia 1º de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h50 no Chalé Francês (avenida Afonso Vergueiro, 280, em frente à antiga Estação Ferroviária).

Evento já tradicional no calendário do Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba -- coletivo de fotógrafos fundado em 1986 --, a exposição está sendo realizada neste ano pela primeira vez em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo (Secultur).

Nesta edição, a mostra homenageia Rosangela Alves, Olga Domingos Camilo e Luiz Eduardo de Toledo, pelos seus respectivos trabalhos e dedicação na luta pela valorização do movimento negro em Sorocaba.


Foto de Jorge Marinho registra manifestação cultural africana em frente ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro  - JORGE MARINHO / DIVULGAÇÃO Foto de Jorge Marinho registra manifestação cultural africana em frente ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro - JORGE MARINHO / DIVULGAÇÃO


De acordo com Gilberg Antunes, diretor de área da Secultur, foram inscritos cerca de 100 trabalhos de 36 fotógrafos dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Amapá e Espírito Santo. A seleção das fotos foi feita por um júri formado pelos fotógrafos profissionais Edeson Souza, Reginaldo Bueno e Edvania Moreira. Segundo Antunes, a parceria da pasta com o Grupo Imagem nesta iniciativa visa revelar ao público trabalhos de novos talentos da fotografia, bem como possibilitar o intercâmbio entre os profissionais das lentes e valorizar as manifestações culturais de matriz africana.