SOROCABA E REGIÃO

Operação encaminha 18 moradores de rua ao Centro Pop


Atualizada às 14h40

A segunda ação da Operação Dignidade encaminhou, na manhã desta quarta-feira (14), um total de 18 pessoas em situação de rua e usuárias de drogas ao Centro Pop, que fica na avenida Comendador Pereira Inácio e presta assistência por meio da rede municipal. O balanço foi feito pela secretária de Igualdade e Assistência Social de Sorocaba, Cíntia de Almeida.

A operação teve início às 6h e ocorreu em dois locais. De um galpão abandonado na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, na Vila Rica, foram retiradas 12 pessoas, a maioria homens, e que seriam usuários de drogas. Também foi feita a limpeza do local por funcionários da empresa Consócio Sorocaba Ambiental (CSA), que jogavam na caçamba móveis como colchões, sofás, entre outros objetos.

Porteriormente, a ação seguiu para a praça ao lado da rodoviária, onde além dos encaminhamentos ao Centro Pop, dois homensforam detidos pela Polícia Militar (PM) e encaminhados para a delegacia, pois eram foragidos da Justiça.

"O objetivo da operação é prestar atendimento social para essas pessoas é conscientizar a população para que não dê esmolas nos semáforos, não compre objetos e alimentos nas ruas. Estamos fazendo essas ações para auxiliar as pessoas que vivem em situação de rua e as que não são de Sorocaba, se quiserem, são encaminhadas para as suas cidades de origens", disse a secretária.

De acordo com Cíntia, na primeira ação da operação foram realizados no total cerca de 33 atendimentos. Participaram da ação funcionários da Prefeitura, Guarda Civil Municipal (GCM), agentes de trânsito da Urbes, Polícia Civil e PM.