SOROCABA E REGIÃO

Rede Lucy Montoro não tem data para inauguração


O prédio destinado à unidade da Rede Lucy Montoro de Sorocaba, que começou a ser construído em 2014, ao lado do Hospital Regional, custou R$ 9,4 milhões ao Estado e está pronto desde dezembro de 2016, mas permanece fechado. O governo estadual já não fala mais em prazos, depois de adiar por seis vezes o início da operação dos serviços de reabilitação na cidade. A última previsão divulgada era de que a inauguração aconteceria no primeiro trimestre de 2017. Quando a obra começou, a promessa era de que seria entregue no segundo semestre de 2015. A Secretaria Estadual da Saúde aguarda, até o próximo dia 26, a entrega das propostas de plano operacional das Organizações Sociais (OS) interessadas em gerir o Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Sorocaba.

A convocação pública para as OSs interessadas em administrar e operar a unidade de Sorocaba foi publicada no Diário Oficial do dia 8 de fevereiro. Elas tiveram até o dia 26 do mesmo mês para demonstrar interesse. A Secretaria da Saúde não informou quantas OSs se candidataram. Até o próximo dia 26, todas as interessadas devem apresentar um plano operacional contendo, dentre outras informações, a descrição dos processos de trabalho que serão desenvolvidos, o cronograma de implantação dos serviços e a sistemática econômico-financeira para sua operacionalização, com base nos dados estruturais e de necessidades de serviços referentes ao Centro de Reabilitação Lucy Montoro. O contrato a ser assinado entre o Estado e a OS terá vigência de cinco anos e para ele não haverá necessidade de licitação, como prevê a lei complementar 846, de junho de 1998.

Reabilitação

A rede Lucy Montoro é um serviço da saúde estadual que oferece tratamentos de reabilitação para pacientes com deficiências físicas incapacitantes, motoras e sensório-motoras. Enquanto a unidade não começa a operar na cidade, os pacientes que necessitam do atendimento precisam de locomover a outros serviços, em outros municípios, para ter acesso aos tratamentos.