CULTURA

Desfile das escolas agrada público, apesar de chuva e do atraso


Atualizada à 0h30
 
Com chuva e atrasos, mas também com muito entusiasmo do público e passistas, Sorocaba realizou ontem seu desfile no sambódromo da avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes. A festa começou com apresentação da Banda Marcial de Votorantim. Na sequência, a bateria da escola Terceiro Centenário conduziu a Corte do Carnaval, formada por Carlos Fernando Motta (Rei Momo), Fabíola Serra (Rainha), Patrícia Soares (Princesa), Tatiane Aparecida Rodrigues Leme (Cidadã do Samba) e Nelson José Franco (Cidadão do Samba).
 
Seguiu o desfile a apresentação de blocos de rua tradicionais de Sorocaba, incluindo o Boca a Boca e Depois a Gente Se Vira. Acompanhado da primeira-dama, Lílian Crespo, e de secretários municipais, o prefeito José Crespo (DEM) entregou a chave da cidade ao Rei Momo. A primeira escola iniciou o desfile por volta das 21h17, quando o público já começava a reclamar da demora.
 
Com 184 integrantes e o samba-enredo "De Quitéria a Kal Manequins, Mulheres Guerreiras" , a Unidos do Cativeiro abriu o desfile das escolas. O samba-enredo foi interpretado por WJ e a escola encerrou o desfile sob intenso aplausos do público, que lotou a arquibancada e a parte externa do sambódromo montado na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes. A escola esta perto de completar 29 anos, com  aniversário em 13 de maio. A agremiação nasceu no Jardim São Marcos, mas hoje tem sede na Vila Carvalho.
 
Desfilando pelo segundo ano e caçula do Carnaval sorocabano, a Mocidade Independente foi a terceira a desfilar  no sambódromo montado na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes. “Veio de lá, veio do Egito” foi o samba-enredo escolhido.
 
Com os seus 260 integrantes, a escola explicitou em seu samba-enredo a cultura e as inovações do Egito. No meio do desfile, o público foi surpreendido com essência de cereja, para lembrar que o perfume já era parte da cultura egípcia há milênios.
 
Tanto a Mocidade quanto a Furiosa desfilaram debaixo de chuva. Por volta de 23h, uma parte do público começou a ir embora. Mas o desfile prosseguiu para além de 0h da Quarta-Feira de Cinzas, com a Gaviôes da Fiel, que fechou os desfiles da noite.
 
O Cruzeiro do Sul transmite ao vivo os desfiles em seu Facebook com cobertura do repórter Rodrigo Gasparini. Leia mais sobre o Carnaval de rua em Sorocaba nas edições desta quarta-feira e quinta do Cruzeiro do Sul.