CULTURA

Cinco escolas de samba desfilam nesta terça (13)


Cinco escolas de samba de Sorocaba participam nesta terça-feira (13), a partir das 19h, do desfile organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) no sambódromo montado na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, no Alto da Boa Vista -- em frente ao Paço Municipal. Na tarde de ontem, equipes realizam as últimas vistorias e ajustes no espaço, cuja estrutura tem capacidade para abrigar mil pessoas sentadas e mais de duas mil em pé e foi aprovada, na última sexta-feira, em vistoria realizada pelo Corpo de Bombeiros. A entrada é gratuita para o público que quiser prestigiar as agremiações. A Prefeitura, entretanto, pede a quem possa colaborar a doação de um quilo de alimento não-perecível ou um litro de leite, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade (FSS).
 
Saiba mais:
13/02/2018 - Cruzeiro do Sul terá cobertura on-line do sambódromo
 
O desfile começará com uma apresentação da escola Terceiro Centenário, que conduzirá a Corte do Carnaval, formada por Carlos Fernando Motta (Rei Momo), Fabíola Serra (Rainha), Patrícia Soares (Princesa), Tatiane Aparecida Rodrigues Leme (Cidadã do Samba) e Nelson José Franco (Cidadão do Samba), ao som da bateria Majestosa. A escola que nasceu no Jardim América retorna à avenida depois de 22 anos participou pela última vez em 1996.
 
Depois da apresentação da corte, as demais escolas entram na avenida, cada uma por 45 minutos, para mostrar seu samba-enredo, carros alegóricos e fantasias. De acordo com ordem definida via sorteio, a primeira será a Unidos do Cativeiro. Perto de completar 29 anos o aniversário é em 13 de maio , a escola que nasceu no Jardim São Marcos, mas que hoje tem sede na Vila Carvalho, leva para a avenida 250 integrantes e o samba-enredo "De Quitéria a Kal Manequins, Mulheres Guerreiras". Na sequência será a vez da Furiosa Real, que tem seis anos, foi fundada na Vila Hortência e, para embalar os foliões na passarela do samba, desfilará com cerca de 200 integrantes e um samba-enredo que tem como título: "O folião que na folia esbanja alegria, vem com alegria se jogar nessa folia".


O recinto do desfile será fechado e a entrada gratuita. Prefeitura pede doação do FSS - FÁBIO ROGÉRIO O recinto do desfile será fechado e a entrada gratuita. Prefeitura pede doação do FSS - FÁBIO ROGÉRIO

Caçula no Carnaval sorocabano desfila apenas pelo segundo ano, a Mocidade Alegre será a terceira a entrar vai cantar "Veio de lá, veio do Egito" com os seus 260 integrantes. A composição fala das inúmeras contribuições do povo egípcio para a humanidade. Para fechar o desfile, a Gaviões da Fiel apostou no enredo "Guarus na aurora da criação, a profecia tupi: prosperidade e paz aos mensageiros de Rudá" e 250 integrantes. A Gaviões tem 11 anos de existência e está sediada na Vila Santana. As escolas não receberam, esse ano, nenhum repasse da administração municipal para custear o desfile.
 
Estrutura e transporte
 
Para atender ao público que irá prestigiar o desfile no Alto da Boa Vista, a Prefeitura disponibilizará, além da estrutura de arquibancadas e recinto fechado, dez banheiros químicos e um ônibus com 25 banheiros químicos, trocador de roupa e lavatório. A avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, no sentido bairro-centro, será interditada a partir das 17h e permanecerá fechada até o encerramento do desfile, previsto para meia-noite. Já o sentido contrário terá uma pista interditada no mesmo período. O local será sinalizado com placas indicando os desvios e terá a presença de agentes de trânsito durante todo o evento carnavalesco.
 
Os motoristas que estiverem vindo da avenida Dom Aguirre, deverão acessar a avenida Professor Joaquim Silva, desviar à direita na alameda Itanhaém, virar à esquerda na rua Domingos Sola, à direita na rua João Guariglia, à direita na rua Felisbina Roque da Rosa até chegar na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes. Já quem vier da avenida Independência, deve entrar à direita e seguir pela avenida Rudolf Dafferner e continua pela avenida Joaquim Silva. Quem quiser seguir sentido avenida São Paulo, deve entrar à esquerda na alameda Ubatuba, à direita na alameda Santos, à esquerda na alameda Itanhaém, à esquerda na rua Domingos Sola, à direita na João Guariglia, à direita na rua Felisbina Roque da Rosa, saindo na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes novamente.
 
Já o público que pretende ir ao sambódromo usando transporte coletivo terá à disposição a linha 14 Santa Rosália, que parte do Terminal Santo Antônio, e as linhas 31 Cajuru, 53 Éden, 72 Bairro dos Carvalhos e 75 Campininha, que partem do Terminal São Paulo. De acordo com a Urbes, também serão colocados à disposição dos passageiros ônibus extras partindo do Terminal Santo Antônio. No retorno dos usuários, os ônibus partirão do estacionamento do Paço Municipal, até o horário do encerramento do desfile, e seguirão para o Terminal Santo Antônio, de onde serão disponibilizados coletivos direto para os principais bairros. Mais informações sobre os horários do transporte coletivo podem ser obtidas pelo telefone 118, através do APP Infobus, no site da Urbes (www.urbes.com.br) ou ainda pelo aplicativo CittaMobi.