SOROCABA E REGIÃO

Votorantim vacina de casa em casa no entorno de parque

A partir desta quinta-feira (18), equipes da Secretaria Municipal da Saúde de Votorantim (Sesa) passam a realizar uma cobertura vacinal no entorno do Parque do Matão, com visitação casa a casa. Dentro dessa estratégia, serão aplicadas 300 doses por dia, em dias úteis, até o próximo dia 29. Também neste período, somente em dias úteis, excluindo-se portanto o sábado, serão distribuídas, por dia, 250 doses em cada uma das duas unidades que oferecem a vacina: UBS do Parque Bela Vista e UBS do Jardim Clarice.

A coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Kátia Regina de Oliveira, explica que o foco principal da proteção é a região localizada no entorno do parque, onde seis macacos já morreram, tendo a confirmação da morte de um deles por febre amarela silvestre. A Secretaria da Saúde ressalta que a cidade não registra casos suspeitos nem diagnosticados de febre amarela em humanos.

A Sesa informa ainda que o aumento gradual da vacinação depende exclusivamente do Estado. De acordo com o governo estadual, a expectativa é imunizar 8,3 milhões de pessoas no Estado de São Paulo, referentes ao público-alvo da campanha, sendo que 6,2 milhões receberão a vacina fracionada.

Até o momento, Votorantim não está incluída no esquema de vacinação de doses fracionadas. Todo o Estado foi incluído pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como área de risco de transmissão de febre amarela, o que motivou a antecipação da campanha. O Estado não registra, porém, nenhum caso de febre amarela urbana desde 1942 e os últimos casos anunciados são de febre amarela silvestre.

Confira o esquema de vacinação


Nos dois postos:

- A partir desta quinta-feira e até o dia 29, em dias úteis (excluindo-se portanto o fim de semana), 500 doses totais por dia, sendo 250 para cada unidade: UBS do Parque Bela Vista e UBS do Jardim Clarice.

- Retirada de senhas sempre a partir das 7h.

Vacinação casa a casa

- A partir desta quinta-feira e até o dia 29, em dias úteis (excluindo-se portanto o fim de semana), 300 doses diárias aplicadas de casa em casa.