ARTIGOS

Só os insistentes geram mudança


Geraldo Bonadio

Pessoas que desistem de seus projetos porque toparam com uma dificuldade imprevista, na verdade não têm projetos e sim aspirações vagas, das quais facilmente abrem mão. Desanimam e batem em retirada porque elas próprias não se deixaram penetrar pela ideia que timidamente defendiam, não se apaixonaram por ela.

A lei que resultou na libertação dos escravos de origem africana em todas as colônias inglesas -- e também deu origem a muitos movimentos abolicionistas ao redor do mundo, inclusive no Brasil --, resultou da teimosia do político e pastor inglês William Wilberforce.

Em sucessivas reuniões anuais, o Parlamento britânico rejeitou o projeto por ele apresentado, com a sustentação de abaixo-assinados subscritos por milhares de cidadãos. Ele, porém, jamais se deixou vencer e, a cada ano, voltou a mobilizar os cidadãos de seu país, gerando novos pedidos populares para reapresentar a proposta. Quando sua saúde já fraquejara, obrigando-o a afastar-se da política, o projeto obteve aprovação. Foi transformado em lei três dias antes de sua morte.

A lição de Wilberforce é que, apesar das dificuldades e resistência, nunca devemos desistir de nossos sonhos, enrolar a bandeira e ir para casa acompanhar a vida na tela do televisor. Ainda que a mudança chegue tarde demais para você, o importante é produzir a transformação almejada e lançar as bases de um mundo melhor para seus filhos e os filhos de seus filhos.

Deus, que está fora dos condicionamentos temporais, testemunhará a sua luta e dar-lhe-á a recompensa que você fez por merecer.

Até por isso, nunca se acanhe de bater à porta dele, através da oração, e pedir que lhe conceda, na dose necessária, o dom da persistência.

"Pedi e vos será dado; procurai e encontrareis; batei [à porta] e ela vos será aberta. Pois todo aquele que pede, recebe; e quem procura, encontra; e a quem bater [à porta], ela lhe será aberta."

Evangelho de Lucas 11:9-10 Frederico Lourenço
Geraldo Bonadio é jornalista. geraldo.bonadio@gmail.com