CARTAS

JORNAL DO MUNICÍPIO


Sobre a matéria "Prefeitura altera jornal oficial após publicação sem aviso" (edição do dia 28 de dezembro de 2017), é claro que a alteração não poderia ter sido realizada após a divulgação na rede mundial. Isto tornou esta publicação (o diário como instrumento de comunicação oficial) não confiável.

JOSÉ EDSON DE OLIVEIRA

LOUCURAS DO COTIDIANO

A aparência disforme das criaturas faz a paisagem assombrosamente linda. Será que são loucuras imaginárias? Os olhares em perspectiva mostram anomalias, rostos horrendos, tudo parece estar fora de lugar, uma confusão de formas desalinhadas e cúbicas.

Perceba o olhar animalesco por trás do sorriso amarelo de alguns, a falsidade e a inveja embutida em suas frustrações. Que mistério é esse? O de esconder o que realmente sentimos. Quem sabe, Pablo Picasso conseguiu de alguma forma enxergar o interior de seus modelos. Ele, que produziu pinturas enigmáticas, talvez tenha retratado a verdadeira face das pessoas, aquela oculta por trás das máscaras.

Acredito que toda inspiração artística deve derivar da observação de detalhes do cotidiano, transformando em prosas, versos, quadros, filmes, peças teatrais e música toda a história de uma época. Ao observar o andar apressado das pessoas em uma cidade qualquer, veremos o "louco" retratado por Picasso em diversos personagens.

A loucura animalesca e oculta emerge em uma fração de segundo. E quantos crimes hediondos são cometidos nesse milésimo de segundo? Quem sabe se com o avanço da tecnologia, num futuro próximo, poderemos, de alguma forma enxergar as feras existentes em todo ser?

É urgente retroceder e buscar a ternura, acreditar que nem tudo está perdido, ter esperança de que, com a evolução material, venha atrelada a evolução espiritual.

Precisamos voltar ao passado, quando vivíamos e comíamos juntos, os filhotes pertenciam ao bando e eram protegidos por todos. Voltar ao lugar onde não percebíamos diferenças e as feras eram, de fato, animais selvagens.

SÔNYAH MOREIRA