SOROCABA E REGIÃO

Morte de macaco por febre amarela é confirmada em Votorantim


A morte de um dos quatro macacos do Parque do Matão foi causada pela febre amarela silvestre. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (12) pela Secretaria da Saúde de Votorantim.

Segundo o titular da Secretaria de Saúde de Votorantim, William Roberto de Souza Ferreira, o laudo do Instituto Adolfo Lutz deu positivo para o vírus da febre amarela silvestre. Com isso, a cidade deverá ampliar a vacinação contra a doença já a partir deste sábado (13) na UBS do Parque Bela Vista, entre às 8h e 17h. Hoje a vacinação prossegue no local, inclusive para os moradores do entorno do Parque do Matão. Na semana que vem, na segunda, o local distribuirá as doses das 8h às 16h. Um segundo posto será definido pela Secretaria Municipal da Saúde.

A vacinação será primeiramente para os moradores do entorno do Parque do Matão, que compreende seis bairros: Vossoroca, Parque Bela Vista, Jardim Maria José, Morumbi, Icatu e Jardim Paraíso. O secretário reforça que a população não deve ficar apavorada e nem correr em busca da vacina, pois serão seguidos todos os protocolos definidos pela Secretaria Estadual da Saúde.

A morte de três macacos ocorreu em 1º de janeiro de 2018 no Parque do Matão. O quarto foi encontrado morto no dia 8 por funcionários do local.