CULTURA

Show histórico de Elvis será exibido em cinema da cidade


O primeiro show transmitido via satélite para todo o mundo foi um feito realizado pelo cantor Elvis Presley, há 45 anos. Na época, o artista surpreendeu e as manchetes diziam que ele tinha superado a própria lenda. Para lembrar o fato, neste domingo, dia 14, os fã-clubes Elvis Triunfal e Elvis Forever exibem no Cineplay 1 do Sorocaba Shopping "Aloha from Hawaii", às 11h.

Conforme Dalizio Moura, presidente do Elvis Forever Fan Club Sorocaba, essa é uma edição especial feita em 2013 e que foi exibida no Honolulu International Center (atual Neal Blaisdell Arena), ou seja, no mesmo local onde ocorreu o histórico show. A diferença da exibição de 45 anos atrás é que esta tem imagens inéditas, novos ângulos e foi feita num formato para a tela de cinema.

Dalizio conta que uma das coisas que os integrantes do fã-clube mais pedem é para ver Elvis no cinema. "No ano passado, para lembrar os 40 anos da morte de Elvis, consegui trazer um documentário para o cinema do Sorocaba Shopping", conta. Na ocasião, Dalizio lembra que vieram pessoas de várias cidades do Estado de São Paulo. "Porque é uma raridade ver Elvis no cinema", diz. Devido a essa procura, ele afirma que veio a ideia de transmitir este ano o show mais importante de Elvis.

A exibição, frisa Dalizio, é realizada em parceria com o Cineplay do Sorocaba Shopping. Haverá sorteios de brindes para quem comparecer. Os ingressos estão à venda a R$ 20 (valor inteiro) e R$ 10 (meia-entrada) e podem ser adquiridos na bilheteria da sala 1 do Sorocaba Shopping, das 14h às 22h.

Álbum especial

"Aloha from Hawaii" é um álbum especial televisivo de Elvis Presley, que foi gravado ao vivo do Hawaii no dia 14 de janeiro de 1973 e exibido em aproximadamente 40 países. Foi o primeiro show de música ao vivo via satélite. Primeiramente foi exibido para alguns países da Europa, Ásia e Oceania, tendo quebrado todos os recordes de público e sendo mostrado dias depois nos demais países. Nos Estados Unidos, o show foi ao ar em abril e se tornou a maior audiência da história televisiva americana até então, superando a audiência da ida do homem à lua, estimada em mais de 1,5 bilhão de espectadores, e o disco, consequentemente, foi um grande sucesso de vendas nos EUA, Japão e outros países.

No Brasil, o show não foi exibido ao vivo devido a uma exigência: mais da metade dos televisores teriam que ser em cores e o País tinha iniciado com a transmissão em cores no ano anterior, então pouca gente tinha.

As músicas que fazem parte desse show são "Also sprach Zarathustra", "See see rider", "Burning love", "Something", "You gave me a mountain", "Steamroller blues", "My way", "Love me", "Johnny B. Goode", "It"s over", "Blue suede shoes", "I"m so lonesome I could cry", "I can"t stop loving you", "Hound dog", "What now my love", "Fever", entre outras.