SOROCABA E REGIÃO

Segundo tabloide do Uniso Ciência circula no domingo



Em uma parceria com a Universidade de Sorocaba (Uniso), o jornal Cruzeiro do Sul trará encartado neste domingo (14) o segundo tabloide do projeto Uniso Ciência, lançado em outubro do ano passado, com a finalidade de divulgar pesquisas desenvolvidas nos programas de pós-graduação da instituição. Além do tabloide trimestral, o projeto Uniso Ciência conta com um canal exclusivo no site do Cruzeiro do Sul, em formato blog, no qual são divulgados trabalhos acadêmicos e outras notícias sobre atividades desenvolvidas pela Universidade.

Nesta edição, os quatro temas eleitos entre os 12 votados pelos internautas por meio de uma enquete on-line se referem a Ciências Farmacêuticas (Mestrado e Doutorado), Comunicação e Cultura (Mestrado), Educação (Mestrado e Doutorado) e Processos Tecnológicos e Ambientais (Mestrado). Os títulos selecionados foram: "Shiitake é recomendado como opção de suplemento alimentar", "Estudo comprova que é possível utilizar dois tipos de lodo na fabricação de tijolos ecológicos", "Da cozinha para o seu carro: cúrcuma utilizada como aditivo de biodiesel" e "Pichações nas escolas sob o olhar da educação ambiental libertária".

A segunda edição do Uniso Ciência pode ser conferida na versão impressa e digital deste domingo, e também no blog exclusivo do projeto, no site www.jornalcruzeiro.com.br/unisociencia.

Repercussão

Para o reitor da Uniso, professor Fernando de Sá Del Fiol, "a experiência e repercussão do projeto foram muito boas em levar ao público leigo o que se produz cientificamente na Uniso". Ele faz questão também de ressaltar que "há poucos meses o Ranking Universitário da Folha (RUF 2017) classificou a Uniso como a sétima universidade brasileira (entre todas, incluindo as públicas) com maior número de citação por artigo publicado. Isso é explicado pela qualidade da produção científica de nosso corpo docente".

Para o presidente do Conselho de Administração da Fundação Ubaldino do Amaral (mantenedora do Cruzeiro do Sul), José Augusto Marinho Mauad, o projeto Uniso Ciência "é um exemplo de como as múltiplas plataformas de comunicação existentes podem ser utilizadas de forma inteligente para transmitir informações de grande relevância, tanto para o meio acadêmico quanto para o público em geral". Já o editor-chefe do Cruzeiro, José Carlos Fineis, comenta que o projeto é inovador na medida em que proporciona um canal de comunicação direta entre a Universidade e os leitores, numa parceria que se viabiliza graças a uma relação de confiança entre duas instituições tradicionais e acreditadas -- no caso, a Uniso e a FUA. (Da Redação)



comments powered by Disqus