CARTAS

Escola Profissional


A coluna Um dia na história da edição de 23 de novembro de 2017 lembrou a notícia publicada em 1939, sobre a Escola Profissional, e informou ainda que o estabelecimento chama-se atualmente Escola Técnica Fernando Prestes. Importante informação.

Podemos acrescentar, se nos permitirem, que a Escola Profissional foi criada por lei federal em 1921 e instalada em 1929. Sofreu muitas mudanças institucionais, como a de 1970, por sua singularidade. Houve a instalação do Colégio Técnico Industrial (CTI) no prédio sediado pelo Ginásio Industrial Fernando Prestes.

Restou a interpretação equivocada, às vezes ainda hoje defendida, de que seria o CTI oriundo da Escola Profissional e o ginásio extinto, o que é questionável. O prédio ao lado da rodoviária, que ficou somente com o CTI, tem uma história que não pode ser confundida com a trajetória das instituições que por lá passam.

ANA MARIA SILVA

EDGARD E ADÉLIA


Após razoável período no exterior, volto -- já com saudade -- à nossa Sorocaba e, encontrando várias edições do Cruzeiro do Sul, ponho-me a fazer uma atualização do que ocorreu em nossa cidade durante minha ausência. Através de uma leitura dinâmica, tomo conhecimento dos editoriais, notícias e artigos, enfim, alcanço razoável atualização.

Dentre os assuntos sociais, chamou-me a atenção a notícia sobre os 60 anos de matrimônio do casal Edgard Steffen e Adélia Hortência Barros Steffen, em cuja manifestação o dr. Steffen nos dá uma verdadeira aula de como um casal pode viver tantos anos em perfeita harmonia, isto é, alicerçado em elevado espírito de compreensão mútua.

Esse maravilhoso exemplo se torna mais evidente quando nos deparamos com uma infinidade de casais que se separam com pouco tempo de união matrimonial.

A notícia desses seis decênios de vida matrimonial deixa-nos certos de que o dr. Edgard Steffen, além de respeitável médico e brilhante escritor é, também, pós-graduado em "vivência e durabilidade matrimoniais". Parabéns (ainda que tardio) ao sempre jovem e exemplar casal.

JUSTO PENTEADO CHACON