ECONOMIA

IPVA deve ser pago a partir desta terça-feira (9) no Estado de SP


Proprietários de veículos devem ficar atentos para o calendário de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2018. Amanhã, terça-feira (09), é a data para a parcela única com desconto ou a primeira parcela para quem for pagar em três vezes, aos donos de veículos com placa final 1. Na quarta, dia 10, é a data para veículos com placa final 2.

O calendário segue nessa ordem, nos dias 11, 12, 15, 16, 17, 18, 19 e 22 (neste último dia para veículos com placa final 0. O desconto para o pagamento à vista, em janeiro, é de 3%. Se preferir, o contribuinte também pode pagar em cota única, mas sem o desconto, em fevereiro.

O calendário completo, inclusive para caminhões, está disponível no link https://www.valoripva2018.fazenda.sp.gov.br/. Nesse link também é possível consultar o valor do imposto a ser pago, com o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e a placa.

Este ano, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo não enviou carta com aviso sobre o IPVA, como fazia em anos anteriores. O pagamento deve ser feito na rede bancária ou em casas lotéricas, com o Renavam do veículo.

Também deve ser pago o seguro obrigatório (DPVAT) junto com a primeira parcela do IPVA ou a cota única. Para motos, vans e ônibus é permitido o parcelamento do DPVAT. O licenciamento pode ser pago antecipadamente, também junto com o IPVA, mas o calendário obrigatório começa em abril. (Da Redação)