SOROCABA E REGIÃO

População busca vacina contra febre amarela em Brig. Tobias


O primeiro dia de imunização contra a febre amarela, no bairro Brigadeiro Tobias, teve movimento intenso na manhã desta quarta-feira (3). Para atender a demanda, a vacinação preventiva é realizada em três locais: na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro (na rua Ana Gomes Correa), no prédio anexo da UBS na rua Paulino Correa, além de um posto volante que funciona nesta quarta-feira (3) na Pastoral do Menor, na rua Joaquim Roque de Oliveira, 326.

A coordenadora da UBS, Greice Cristina Esgalha Castelli, explica que uma triagem é feita na unidade ¿ para verificar contraindicações ¿, sendo os adultos encaminhados para o prédio anexo e as crianças e seus acompanhantes na UBS, onde também ocorre o atendimento regular do posto. O tempo de espera, por volta das 11h, seria de 20 a 30 minutos para realizar a imunização.

A coordenadora conta que a vacinação é indicada para os moradores e também para aqueles que trabalham no bairro. O objetivo da Prefeitura é vacinar todos os residentes de Brigadeiro Tobias. "Estamos nos preparando para atender a essa população toda, fora os que já foram imunizados em campanha anterior", diz. As contraindicações para tomar a vacina são para gestantes, mulheres que estão amamentando, pacientes que fazem quimioterapia, radioterapia, ou tratamento com medicamentos imunossupressores. Para se vacinar é precisar levar documento de identidade e cartão da UBS.

O aposentado Edenir Fernandes, 58 anos, aproveitou para se imunizar logo no primeiro dia da campanha. "É melhor prevenir do que remediar", justifica. Ele conta que vai orientar todos os familiares a se vacinarem também e que nem todos os moradores estão conscientes ainda da importância de se vacinar. "Alguns falaram que não vão tomar", relata. Cíntia Gonçalves, 24 anos, e os filhos Felipe de 1 ano e 10 meses e Cauã, de 6 anos, também decidiram se vacinar logo. Ela conta que a família toda vai se imunizar. "Meu marido virá no sábado, pois está trabalhando", diz.

A vacinação é oferecida na UBS Brigadeiro Tobias, das 7h às 18h30, nesta quarta-feira (3), quinta-feira (4) e sexta-feira (5). No sábado (6), o atendimento será das 8h às 17h. Nesta quinta-feira (4), o posto volante funcionará no bairro Inhayba, as 14h às 16h, no projeto social que funciona no bairro.

Segundo a Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES), a cidade não possui nenhum caso confirmado de febre amarela em humanos e nem registros de óbitos em macacos. Por orientação da Secretaria de Estado da Saúde, através do Grupo Regional de Vigilância Epidemiológica (GVE 31), a SES ampliará ações preventivas pela cidade de forma estratégica em regiões preconizadas pelo Estado. De acordo com a SES, ainda não há uma expectativa total de vacinação na cidade, pois é a Secretaria do Estado de Saúde quem define as áreas que receberão ações preventivas contra a febre amarela.



comments powered by Disqus