REFLEXÃO

Tempo de reconstruir


O Deus Eterno dialoga com você através dos acontecimentos.
 
Quando, olhando ao redor, você se dá conta dos grandes problemas do mundo em que vive e das tensões dilaceradoras suportadas por tantos dos seus irmãos em humanidade, está sendo chamado pelo Senhor a posicionar-se face a tais acontecimentos e, na medida do possível e a partir do local em que se encontra, fazer alguma coisa que ajude a solucioná-los.
 
Há muitos que, diante de tal chamado, limitam-se a lamentar. Deploram que as coisas hajam chegando àquele ponto; que os valores que devem reger as relações interpessoais, intersociais e internacionais tenham se deteriorado tanto e, a seguir, assumem o ar deprimido de quem considera que não há nada a salvar. Com isso, anestesiam a própria consciência, proporcionam a si mesmos uma aparente tranquilidade diante da dificuldade dos tempos -- e vão dormir em paz.
 
O Senhor aguarda de você uma atitude diversa. Ele o quer, sim, refletindo sobre as mazelas do presente, mas só para, no momento seguinte, analisando-as; integrando ao exame e debate delas os grupos de que participa; partilhando com os que deles fazem parte uma visão da realidade crítica e, apesar disso, esperançosa, promover iniciativas destinadas a mudar o panorama para melhor.
 
Some forças; reavive a fé quase apagada de muitos; revitalize a prática da fraternidade e reconstrua o que se acha arruinado.
 
Ao tentar fazê-lo encontrará oposição, enfrentará desânimo, precisará vencer empecilhos. Alegre-se com isso. Deus está lhe concedendo a possibilidade de converter opositores em associados, entusiasmar os que desacorçoaram e arredar obstáculos à realização da tarefa a que foi chamado. Ele estará consigo, ajudando-o a realizá-la.
 
Aceite o convite, não tema os desafios, deposite inteira confiança na força divina -- e vá em frente. E dê graças ao Deus Eterno por haver lhe concedido, num mundo em que tantos se limitam a verter lágrimas sobre as ruínas do ontem, a missão de construir um amanhã melhor.
 
"... e eles me responderam: "Sim, vamos reconstruir!" E iniciaram com coragem a boa obra."
 
Neemias 2:18 Tradução CNBB