480p

Torta de Framboesa e David Bowie


Por Claudemir Andrade


Peguem suas pílulas de proteínas e coloquem seus capacetes. 
 
 
Controle terrestre para Major Tom? 
(10, 9, 8, 7) 
Controle terrestre para Major Tom? 
(6, 5, 4, 3) 
Checando ignição e que o amor de Deus esteja com você 
(2, 1) 
 
480p se trata da abreviação do nome de uma das famílias de resolução de vídeo. O p vem de progressive scan. Os 480 indica a resolução vertical de 480 pixels, tipicamente com uma resolução horizontal de 640 pixels em uma relação de 4:3 (aspect ratio). Com isso, temos 480 × 4⁄3 = 640 de resolução. 
 
480p foi muito usado nas famosas TVs de plasma. Foi o início de uma nova geração digital de vídeo, como as câmeras mini DV, usando aquelas fitinhas cassete digital. 
 
Enfim, e daí? 
 
No nosso caso, 480p é simplesmente o nome do blog, que terá um conteúdo bem interessante focado em tecnologia e cinema. (Lógico, com algumas referências musicais no meio!) As publicações serão atualizadas semanalmente, toda sexta-feira. Cada postagem terá exatamente 480 palavras, eis então, o nome do Blogue. 
 
Claro que terá gente contando, então antes de cada postagem eu pedirei para minha esposa conferir. Se der alguma zebra, por favor falem com a Lilian! 
 
Não quero me aprofundar em nenhum assunto muito específico nessa primeira postagem, mas a idéia aqui é trazer informações interessantes sobre filmes, porém não apenas os últimos lançamentos, mas com uma visão focada nos detalhes esquecidos que muitos de nós nem sabemos que estão por aí. 
 
Outro foco será em novas tecnologias desde aplicações para nosso dia-a-dia, até avanços impressionantes que já se encontram em atividade. 
 
Mas e a tal torta de framboesa? Bom, vocês terão que esperar uma ou duas semanas para maiores detalhes! Mas só para dar um “gostinho", Raspberry Pi é atualmente meu novo hobby. 
 
O Raspberry Pi é um computador onboard desenvolvido na Inglaterra pela Raspberry Pi Foundation, para promover o ensino de computação básica em escolas e no desenvolvimento de novas tecnologias. O modelo original se tornou tão popular, que os fabricantes acabaram mudando o foco de venda para o mercado de robótica.
 
Esse mini computador possui tantos recursos, que sempre que tenho um pouco de tempo livre, fico desenvolvendo meus projetos de automação residencial. 
 
Com o tamanho aproximado de um cartão de crédito, e mais barato que um Big Mac, essa placa pode oferecer desde filmes online, transformar sua TV numa Smart, acender as luzes da sua casa via WI-FI, e até montar um super vídeo game retrô. 
 
Está virando moda novamente essas Casas de Game, e você pode montar o hardware de um Arcade com todos os vídeo consoles e jogos embutidos por cerca R$ 100,00. 
 
Enfim, como eu disse, nas próximas semanas iremos explorar várias dessas opções! 
 
Fica meu agradecimento ao Jornal Cruzeiro do Sul, especialmente ao grande Fineis e a todos vocês pela oportunidade. 
 
Decolando! 
 
Você pode me ouvir Major Tom?