CARTAS

Brasil


O Brasil está no fundo do poço porque grande parte dos brasileiros se preocupa mais com shows desnecessários, como futebol, Carnaval e outras futilidades, do que propriamente com o seu bem-estar, com a sua liberdade, com seus direitos -- e por que não dizer, até com sua própria idoneidade.

Enquanto isso, os homens do poder -- que adoram a passividade e a inoperância do povo -- nadam de braçadas, manipulam, retiram nosso direitos, até o de vivermos dignamente. Enfim, aniquilam o País, destroem nossos sonhos e esperanças.

Está passando da hora de acordarmos para a dura realidade e darmos um basta neste estado de impropérios. Brasileiro, está na hora de mostrar seu sangue, sua raça, seu valor. Seja patriota, não pense e nem faça só por você, mas sim para
gerações futuras, como seus filhos e netos.

JOAQUIM ALVES DE OLIVEIRA


Desemprego


Gostaria que este jornal fosse o porta-voz da imensa revolta que estou sentindo por ver a desfaçatez de vários empresários, que anunciam vagas de emprego em suas empresas -- mas, na realidade, as vagas não aparecem.

Pois bem: cheguei à conclusão de que os empresários de Sorocaba estão querendo brincar à custa dos desempregados, que estão cansados de enviar currículos. Currículos que talvez nem sejam vistos.

Os senhores também entraram no jogo sujo do governo? Em que país estamos vivendo? No País onde a procura por emprego é enorme, a porcentagem de vagas é mínima e o número de brasileiros passando fome é de preocupar.

Senhores empresários, comecem a pensar no desespero dessas pessoas. A única coisa que elas querem é uma oportunidade. Ou será que é pedir muito?

ÁUREA LARAYA PEDROSO