INFORMAÇÃO LIVRE

Prefeitura contrata empresa de paisagismo

A Prefeitura de Sorocaba firmou contrato com a empresa Florestana Paisagismo, Construções e Serviços Ltda para a realização de obras gerais de calçadas de passeio e ciclovias, plantio de grama e infraestrutura elétrica. O acordo firmado foi publicado na edição de ontem do Jornal do Município e tem vigência de três meses. O valor do contrato é de R$ 442.470,87.


Direitos Humanos

A cerimônia de entrega do 17° Prêmio Jornalístico ASI/Schaeffler de Direitos Humanos, hoje à noite, na Câmara, terá uma novidade. O público poderá ver uma exposição sobre os 17 anos do prêmio, produzida pelos estudantes do 8º semestre de Jornalismo da Esamc Sorocaba, sob orientação da professora e jornalista Fernanda Burattini. Em 12 expositores e uma TV, serão mostrados recortes de jornais, fotos, vídeos e depoimentos de jornalistas que resgatam a história do prêmio.

Fica para quinta

Com a votação do orçamento em segunda discussão nesta manhã (28), devem ser retomados na quinta-feira (30) os debates sobre o projeto de lei que autoriza a Prefeitura a conceder a Arena Eurydes Bertoni Jr. à iniciativa privada. A proposta esteve em discussão na semana passada mas não foi votada por falta de tempo regimental. O governo quer garantir a aprovação pelo menos em primeiro turno, mas os vereadores ainda veem o assunto, já discutido em audiências públicas, com desconfiança.

Na espera

Também na quinta-feira é aguardada a presença da diretora do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), Silvia Moreira, na Câmara para prestar esclarecimentos aos vereadores sobre o atendimento na unidade. Ela foi oficiada no início do mês, após os parlamentares receberem diversas denúncias sobre problemas no funcionamento do hospital. Na ocasião, os vereadores enviaram um documento convidando Silvia a comparecer espontaneamente, mas deixaram preparado um ofício de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para ser protocolado caso ela não comparecesse. Uma vez instaurada a CPI, ela pode intimar testemunhas a prestar depoimento.

Visita

Uma delegação chinesa da cidade de Shuozhou visitou ontem (27) a Câmara de Sorocaba. O grupo foi recebido pelo vereador Hudson Pessini (PMDB) para uma espécie de "intercâmbio" entre as cidades. Shuozhou tem cerca de 1,7 milhão habitantes e está localizada ao norte da província de Shanxi na China, sendo um centro da indústria de mineração. Seis representantes da cidade participaram da visita: três integrantes dos congressos populares da cidade; o vice-presidente da Federação de Ciclo Literário e Artístico; o vice-diretor municipal de finanças e o diretor do Departamento de Construção da Zona de Desenvolvimento Econômico Municipal.

Alesp debate Aedes

Temas como a prevenção e o tratamento de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti foram debatidos ontem no curso "A ciência no combate à dengue, zika e chikungunya", organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em parceria com o Instituto do Legislativo Paulista (ILP). Um dos palestrantes foi o doutor em microbiologia Maurício Lacerda Nogueira. Segundo ele, a oficina serviu como uma prestação de contas para a sociedade. "Com isso, mostramos o que foi feito durante os últimos dois anos."