INFORMAÇÃO LIVRE

Votorantim extingue duas secretarias


A Câmara Municipal de Votorantim aprovou ontem um projeto de lei do prefeito Fernando Oliveira (DEM) que reorganiza a estrutura administrativa da Prefeitura da cidade e extingue duas secretarias. A partir da sanção do texto, prevista para sexta-feira (24), ficam extintas as secretarias de Comunicação (Secom) e Mobilidade Urbana e Guarda Patrimonial (Semu). Com a extinção, as atribuições das duas pastas foram remanejadas para as secretarias de Planejamento e Desenvolvimento (SPD) e de Governo (SEG). A alegação da Prefeitura para a reestruturação administrativa é a contenção de despesas. De acordo com o Executivo, a medida irá gerar a otimização dos recursos "de forma a se obter maior eficiência do serviço". Com isso, a administração passa a contar com 13 pastas além do gabinete do vice-prefeito.

Packing House

Uma audiência pública marcada para a próxima sexta-feira (24), às 19h30, a pedido do vereador Anselmo Neto (PSDB), discutirá a situação do Packing House, o antigo Galpão da Laranja. O espaço situado no bairro Árvore Grande seria reformado para abrigar unidades da Secretaria do Meio Ambiente do Estado. As obras deveriam ter sido iniciadas em março deste ano, porém, o galpão segue desocupado. Em 2015, em resposta ao abandono e ao que chamaram de subutilização do espaço público, artistas de Sorocaba ocuparam o prédio por cinco meses. Um mandado de reintegração foi obtido pela Secretaria Estadual da Fazenda em outubro daquele ano e, desde então, o espaço está sem utilização.

Arena Sorocaba

Com potencial de gerar discussão entre os vereadores, o projeto de lei que autoriza a concessão da Arena Eurydes Bertoni Júnior, a Arena Sorocaba, à iniciativa privada entra na pauta de votação dos vereadores de Sorocaba na sessão ordinária de amanhã. A proposta é de autoria do prefeito José Crespo (DEM) e tramita na Câmara desde maio. O Executivo alega ter capacidade limitada para explorar o potencial turístico do espaço que custou mais de R$ 14 milhões e tem uma manutenção mensal em valor superior a R$ 21 mil. A escolha da empresa a gerenciar o espaço se dará por meio de licitação.

Vai ter rodeio?

Um requerimento do vereador João Donizeti (PSDB), aprovado na sessão ordinária de ontem da Câmara, questiona a Prefeitura se tem conhecimento da realização de um rodeio em Sorocaba. O evento tem sido anunciado nas redes sociais com realização prevista para o ano que vem. Ocorre que há leis municipais que impedem rodeios na cidade. No requerimento, o tucano lembra da proibição e cita inclusive multas para o descumprimento à norma.

No Tecnológico

O prefeito José Crespo visitou na tarde de ontem o Parque Tecnológico de Sorocaba Alexandre Beldi Netto e conheceu o projeto Turminha da Inovação. Durante a visita, alunos do 4º ano da EM Profª Zilah Dias de Mello Schrepel participavam das atividades. As crianças tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do Parque Tecnológico, descobrir o que é inovação e a importância da tecnologia, participar de um projeto de robótica e programação da Lego Education e, ao final, ainda comeram um lanche.