AGENDA

Agenda



Filmes Cult de Quarta - O projeto da Academia Sorocabana de Fotografia Cinema e Vídeo, com curadoria de Cleiner Micceno, exibe hoje, às 19h, o filme “A band called death”, com direção de Mark Christopher Covino e Jeff Howlett. A produção é de 2012. O projeto Filmes Cult de Quarta tem entrada gratuita e ocorre na Biblioteca Infantil (rua da Penha, 673). A entrada é gratuita. Antes do surgimento do punk, uma banda formada por três irmãos negros de Detroit mostrava os caminhos do Do It Yourself. Fãs do Garage Rock do mundo todo procuravam incessantemente em sebos e na internet por bandas que, antes da explosão Punk, já soavam como tal. Foi assim que renasceu o Death, um grupo formado em 1971, em Detroit, pelos irmãos Hackney, que já faziam um som puramente Punk Rock, só que sem essa etiqueta. O único registro que deixaram foi uma demotape gravada em 1975 com pouco menos de meia hora de música -- e reencontrada 40 anos depois por um fã. Isso basta para deflagrar uma verdadeira febre em torno do grupo, tema central do cultuado documentário que será exibido hoje. O filme narra a história desde seu início, quando os irmãos ainda não sabiam se queriam tocar funk ou rock.
 
 
Consciência Negra - A Prefeitura de Sorocaba realiza hoje, às 14h, uma edição especial da oficina de culinária para crianças com contação de histórias na Biblioteca Infantil, pela passagem do Dia da Consciência Negra (20 de novembro). São 20 vagas e as inscrições devem ser feitas antecipadamente na própria biblioteca (rua da Penha, 673). A oficina será ministrada por Paula Cristina Minatogawa, que orientará as crianças, de maneira divertida, a prepararem docinhos africanos. Em seguida, a contação de histórias será com bonecos de pano, com a história “A princesa e a ervilha”, interpretada pela pedagoga Daniela Andrade e pelo músico Beto Costa. A edição especial é oferecida para crianças de 6 a 12 anos de idade. 
 
Musicalização infantil - Os alunos do curso de Musicalização Infantil oferecido pelo Instituto Municipal de Música de Sorocaba (IMMS), administrado pela Fundec, apresentam o resultado obtido ao longo do ano letivo em apresentações que ocorrem hoje e sexta-feira. O curso tem duração de um ano e atende 150 alunos entre 7 e 11 anos de idade com o objetivo de integrar a criança ao mundo da música. Hoje, às 20h, os alunos da professora Eliane Lorenzon (turma da manhã) mostram seu trabalho. Já os alunos da professora Maria do Carmo Latorre (turma da tarde) se apresentarão na sexta-feira, também às 20h. O programa dos alunos da professora Eliane Lorenzon será composto de melodias tradicionais populares de diversos países, tais como França, Inglaterra e Brasil, além de melodias de filmes e trechos de canções clássicas. Quanto ao repertório da professora Maria do Carmo Latorre, constarão músicas do cancioneiro popular e folclórico brasileiro, algumas clássicas e jazz. A entrada custa R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). A Fundec fica na rua Brigadeiro Tobias, 73. 
 
Seleção de atores e figurantes - O longa-metragem “A volta”, uma superprodução do cinema nacional gravado em Sorocaba e Porto Feliz, seleciona atores e figurantes para as últimas semanas de gravação na região. Estrelado por Tuca Andrada, Guilhermina Guinle e grande elenco, com roteiro e direção de Ronaldo Uzeda, o filme retrata a história de George (Tuca Andrada), um homem que se torna justiceiro depois que sua esposa Bruna (Guilhermina Guinle) é assassinada e sua neta Rebeca (Liv - na primeira fase - e Antonia Morais - na segunda fase) é sequestrada por assaltantes. As gravações do longa-metragem começaram no início de novembro e terminam no final do mês. A seleção está sendo realizada por meio dos contatos (via Facebook) Casting Sorocaba (grupo), Casting Tato Ribeiro (página) e dos empresários Rafael Ribeiro e Soraia Ramos.